Ex-prefeitos da Bahia querem ‘invadir’ a Alba em 2026; entenda

Publicado:


ELEIÇÕES 2026

Ex-gestores de várias cidades baianas lançam pré-candidaturas visando o legislativo estadual

Um grupo de ex-prefeitos da Bahia está se movimentando para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nas eleições de 2026. Após seus mandatos, eles buscam se manter relevantes na política, especialmente com a aproximação do pleito.

Com 63 vagas disponíveis, esses ex-gestores planejam usar sua influência nas cidades onde atuaram para moldar o cenário eleitoral a partir de 2027. Nomes de diferentes regiões da Bahia surgem nesse contexto. No centro-norte, Luciano Pinheiro, ex-prefeito de Euclides da Cunha, e Silva Neto, ex-prefeito de Araci, desejam firmar suas candidaturas. Ambos têm experiências políticas e já apoiaram o governador Jerônimo Rodrigues durante sua campanha.

No norte do estado, Thiago Gileno, do PSD, de Ponto Novo, e Carlinhos Sobral, do MDB, de Coronel João Sá, também estão traçando estratégias para entrar na disputa. Enquanto isso, no sudoeste, José Henrique Tigre, conhecido como Quinho, ex-prefeito de Belo Campo e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), tenta consolidar sua candidatura. O PSD tem a ambição de se manter como uma das maiores bancadas, atualmente com nove deputados.

O ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, do PSD, também já confirmou sua intenção de buscar uma vaga na Alba, após uma gestão de oito anos em “A Cidade do Poeta”. Em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o ex-prefeito Elinaldo Araújo, do União, tem demonstrado interesse em uma cadeira no legislativo, com o apoio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Dr. Pitágoras, ex-prefeito de Candeias, também está se preparando para a disputa.

Conjuntos familiares podem participar da disputa

Em Itabuna, a esposa do atual prefeito Augusto Castro, do PSD, é cogitada como potencial candidata à Alba. Em Vitória da Conquista, Wagner Alves, marido da prefeita Sheila Lemos, também está na mira para a disputa.

Com tantos nomes fortes surgindo nas pré-candidaturas, a corrida para as eleições de 2026 promete ser acirrada. Quais ex-gestores você acha que têm mais chance de sucesso? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIEE oferece mais de 400 vagas de estágio na Bahia

O Centro de Integração Emprego e Escola (CIEE) anuncia a disponibilidade de 404 vagas de estágio para jovens na Bahia. As oportunidades abrangem...

Temperatura máxima deve passar de 30ºC em São Paulo nesta semana

A cidade de São Paulo vai enfrentar variações nas temperaturas durante esta semana. Nesta segunda-feira (15), a máxima prevista é de 28ºC. No...