Uma nova pesquisa da Quaest revela que 41% dos brasileiros são contra a anistia para aqueles envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida após a eleição presidencial de 2022. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, foi divulgado na última terça-feira.
Os dados mostram que 36% dos entrevistados apoiam a anistia para todos os implicados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Outros 10% favorecem a medida apenas para os manifestantes que participaram dos ataques antidemocráticos em 8 de janeiro, enquanto 13% não souberam ou não responderam.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca que o resultado indica uma falta de apoio popular para a anistia de Bolsonaro. “A sociedade brasileira não está disposta a aceitar uma anistia ao ex-presidente. Isso soma 51% que se opõem à anistia, combinando os 41% que são contra total e 10% que aceitam apenas para os manifestantes”, afirma Nunes.
Os resultados variam entre diferentes grupos políticos:
- Lulistas: 58% são contra; 22% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 8% apenas para manifestantes; 12% não responderam.
- Esquerda não lulista: 73% são contra; 13% a favor de todos; 4% apenas para manifestantes; 10% não responderam.
- Sem posicionamento político: 46% contra; 28% a favor de todos; 10% apenas para manifestantes; 16% não responderam.
- Direita não bolsonarista: 17% contra; 61% a favor de todos; 13% apenas para manifestantes; 9% não responderam.
- Bolsonaristas: 19% contra; 62% a favor de todos, incluindo Bolsonaro; 12% apenas para manifestantes; 7% não responderam.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário político brasileiro continua dando o que falar. Qual a sua opinião sobre a anistia a envolvidos na tentativa de golpe? Deixe seu comentário e participe da conversa!
Facebook Comments