A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na quarta-feira (17), uma nova fase da Operação Contenção. O objetivo é combater a expansão do Comando Vermelho (CV) nas localidades da Vila Kennedy e Catiri, na Zona Oeste do Rio.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) em conjunto com a 34ª DP (Bangu), além de contar com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e outras unidades da polícia.
As investigações revelaram que a facção opera sob a liderança de Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, e Carlos Costa Neves, o “Gadernal”. Eles são apontados como responsáveis pela expansão do CV a partir do Complexo da Penha.
Segundo a polícia, a Vila Kennedy se transformou em uma base para apoiar a entrada da facção em áreas estratégicas de Campo Grande e Catiri. Essa mudança resultou em uma onda de violência, com homicídios e expulsões de moradores.
Durante as investigações, ficou evidenciado que os traficantes estão utilizando drones para monitorar a movimentação policial e até mesmo coordenar ataques.
Balanço e estratégia
Com as evidências coletadas, a Polícia Civil conseguiu emitir mandados de prisão e busca, visando desestabilizar a estrutura da organização criminosa.
Até o momento, a Operação Contenção resultou em mais de 50 prisões e ao menos sete criminosos foram neutralizados durante confrontos. A expectativa é que novos desdobramentos ocorram nas próximas semanas, para conter o avanço da facção na Zona Oeste.
O que você acha dessas operações da polícia? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments