Jerônimo envia nova versão de projeto que institui política de Agricultura Urbana e Periurbana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia uma nova versão do projeto que institui a Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana. A proposta, protocolada nesta quarta-feira (17), traz detalhes sobre o Comitê Gestor responsável pela implementação e expande os objetivos da legislação. Esta ação ocorre após a retirada da matéria original na segunda-feira (15).

A intenção da política é integrar práticas de agricultura e pecuária nas áreas urbanas e periurbanas ao sistema ecológico e econômico das cidades. O governador destaca que isso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, inclusão social e geração de renda. O projeto é tratado com urgência.

Em sua mensagem à Assembleia, o governador ressaltou que a iniciativa está alinhada com os compromissos do estado em promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social e no combate à fome, através da colaboração entre diversas secretarias e a participação da sociedade civil.

A proposta amplia a atuação do Estado, envolvendo secretaria como Casa Civil, Desenvolvimento Rural, Agricultura, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e Ciência e Tecnologia.

Dentre as ações previstas, estão a produção agroecológica, gestão de resíduos orgânicos, educação alimentar e ambiental, assistência técnica a agricultores urbanos, recuperação de áreas degradadas e incentivos ao uso de tecnologias de captação e reuso de água.

Outra novidade do projeto é a criação do Comitê Gestor da Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana, que terá representantes do governo e da sociedade civil. Esse grupo será responsável pelo planejamento, monitoramento e avaliação das ações, além de elaborar a Agenda Estadual do setor.

O texto detalha princípios e objetivos que incluem o direito à alimentação saudável, o fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária, a promoção da agroecologia, o combate ao racismo ambiental e a valorização da participação de mulheres e jovens na atividade.

A composição do Comitê incluirá representantes da Casa Civil, das secretarias que atuam na questão, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo) e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

A proposta ainda estabelece critérios de prioridade para beneficiários, abrangendo famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do Cadastro Único, população negra, povos e comunidades tradicionais, pessoas em situação de rua, idosos, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+.

Por fim, o projeto permite que municípios adiram voluntariamente à política, recebendo apoio do Estado para implementar programas locais. A execução dependerá da disponibilidade orçamentária, podendo contar com recursos da União, de entidades privadas e de organismos internacionais.

O que você acha dessa nova proposta? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir como essas medidas podem impactar a nossa região!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Infraero terá de vender participação na concessão do Aeroporto Internacional de Brasília

Grande Angular Edital da Anac prevê venda dos 49% da Infraero na concessionária do...

Copa Junina: No São João, baianos lotam Pelourinho para transmissão do jogo entre Brasil e Escócia

Nesta quarta-feira, feriado de São João, baianos e visitantes lotaram o Centro Histórico de Salvador para acompanhar a transmissão do jogo Brasil x...

Suspeitos de furtar joalheria em shopping de SP são presos em Brasília

Investigações que começaram após um furto de joalheria em 2025, dentro de um shopping no interior de São Paulo, resultaram na prisão de...