Senado demite Peninha, historiador que celebrou morte de Charlie Kirk

Publicado:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira que o historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, foi demitido do Conselho Editorial do Senado. A decisão foi provocada por uma declaração polêmica de Bueno, que celebrou a morte do ativista conservador Charlie Kirk, próximo a Donald Trump.

Alcolumbre ficou ciente de um vídeo em que Peninha afirmou: “É sempre triste um ativista morrer pelas suas ideias, exceto Charlie Kirk”. Após tomar conhecimento da gravação, o presidente do Senado contatou Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso, pedindo a demissão.

“Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse: ‘Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o’. Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã”, declarou Alcolumbre.

A repercussão da declaração de Peninha gerou reações negativas entre congressistas da direita. Como resultado, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) chegou a cancelar um evento agendado com o historiador. Durante uma declaração, Alcolumbre disse: “Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá”.

Esse episódio reflete um clima tenso em relação às declarações políticas, principalmente quando envolvem figuras públicas. A demissão de Peninha levanta questões sobre a liberdade de expressão e os limites do discurso, especialmente em um momento de polarização política.

O que você acha sobre essa situação? A demissão foi uma reação adequada ou um excesso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça libera transferência do bicheiro Rogério de Andrade para o Rio

A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por maioria, revogar o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) imposto ao...

OAB questiona no STF lei de Goiás que permite a bacharéis em direito atuar como defensores dativos em processos disciplinares

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Passados dois meses desde aprovação da urgência, projeto da anistia segue sem previsão de quando será votado

Há exatamente dois meses, a urgência para a votação do projeto que impede a anistia a presos...