Senado demite Peninha, historiador que celebrou morte de Charlie Kirk

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira que o historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, foi demitido do Conselho Editorial do Senado. A decisão foi provocada por uma declaração polêmica de Bueno, que celebrou a morte do ativista conservador Charlie Kirk, próximo a Donald Trump.

Alcolumbre ficou ciente de um vídeo em que Peninha afirmou: “É sempre triste um ativista morrer pelas suas ideias, exceto Charlie Kirk”. Após tomar conhecimento da gravação, o presidente do Senado contatou Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso, pedindo a demissão.

“Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse: ‘Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o’. Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã”, declarou Alcolumbre.

A repercussão da declaração de Peninha gerou reações negativas entre congressistas da direita. Como resultado, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) chegou a cancelar um evento agendado com o historiador. Durante uma declaração, Alcolumbre disse: “Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá”.

Esse episódio reflete um clima tenso em relação às declarações políticas, principalmente quando envolvem figuras públicas. A demissão de Peninha levanta questões sobre a liberdade de expressão e os limites do discurso, especialmente em um momento de polarização política.

O que você acha sobre essa situação? A demissão foi uma reação adequada ou um excesso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem com tornozeleira eletrônica e outros dois são presos por suspeita de tráfico no Centro Histórico de Salvador

Três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante uma operação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) no Centro Histórico...

Em meio ao Caso Master, Fachin sai em defesa de Toffoli

O presidente do STF, Luiz Edson Fachin, publicou uma nota defendendo o ministro Dias Toffoli e a atuação integrada da Procuradoria-Geral da República,...

Judiciário pagou mais de R$ 450 mil em diárias de seguranças em cidade de resort frequentado por Toffoli

Funcionários do Judiciário foram destacados para atender a ministros do STF em Ribeirão Claro, no Paraná, próximo ao resort Tayayá, ligado ao ministro...