MP-BA realiza Seminário do Projeto ‘Saber Melhor’ com foco na gestão democrática da educação

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu o VIII Seminário do Projeto Saber Melhor com o tema “O direito à educação e a concretização da gestão democrática do ensino”. O evento aconteceu na segunda-feira, dia 15, na sede do MP, no CAB.

Pedro Maia, procurador-geral de Justiça, destacou a importância da educação para o desenvolvimento pleno de uma nação. Ele ressaltou que, apesar de ser um estado rico em cultura e história, a Bahia ainda enfrenta profundas desigualdades. Maia enfatizou a necessidade de uma educação de qualidade e universal para todas as crianças e adolescentes, afirmando que o MP está pronto para ser a voz de quem não tem voz.

O seminário continuou até a terça-feira, dia 16, reunindo gestores, educadores e representantes de instituições parceiras no campo da educação.

Gilvânia Nascimento, coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Bahia), ressaltou o comprometimento da UNCME e do MP-BA com a educação. Este ano, o foco será no fortalecimento dos Conselhos de Educação.

Na mesa de abertura, estiveram presentes Adriano Marques, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc); Rosa Helena Ribeiro Teixeira, diretora de Gestão da Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação (SEC); Anderson Passos, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Ádramo Costa da Silva, conselheiro estadual representando o Conselho Estadual de Educação.

Adriano Marques mencionou que o MP-BA tem realizado um trabalho significativo em relação à gestão democrática, citando os programas ‘Sede de Aprender’ e ‘Saúde + Educação’. Ele afirmou que mais de 500 escolas foram visitadas pelo projeto ‘Saber Melhor’, e mais de 900 escolas inspecionadas pelo ‘Saúde + Educação’ em 166 municípios. Marques enfatizou que a experiência da Bahia serve como referência nacional por envolver um número tão grande de escolas e alunos.

O seminário incluiu mesas de debates, palestras e relatos de experiências sobre a garantia da qualidade e equidade educacional na Bahia. Daniel Cara, coordenador honorário da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, destacou a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) e como ele tem sido um instrumento vitorioso para a educação, apesar dos desafios.

Além disso, Patrícia Camilo Caetano Silva, promotora de Justiça e gerente do Saber Melhor, juntamente com Gilvânia Nascimento, abordou o papel dos Conselhos Municipais de Educação. Patrícia enfatizou a relevância dos conselheiros na educação, destacando que, graças a eles, o projeto ‘Sede de Aprender’ conseguiu visitar 2.668 escolas em todo o Brasil, com 562 delas localizadas na Bahia.

O seminário foi uma oportunidade importante para discutir os avanços e desafios da educação na Bahia. O que você acha sobre a gestão democrática da educação em nossa região? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tropa K9: veja descobertas inacreditáveis dos cães policiais da PCDF

Os cães policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se tornaram aliados indispensáveis nas operações de...

Peixe gigante é encontrado morto com pneu preso no bico em SC

Um peixe de grande porte foi encontrado morto na última quarta-feira, 12 de novembro, em uma praia de Balneário Piçarras, Santa Catarina. A...

Cães policiais: conheça a tropa K9, os heróis de quatro patas da PCDF

Os cães da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) são verdadeiros protagonistas em operações policiais. Com orelhas atentas e um faro afiado, esses...