CPI que investiga poluição no Rio Melchior é prorrogada até dezembro

Publicado:

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior, Paula Belmonte, anunciou nesta quinta-feira (18) que a investigação, inicialmente prevista para terminar em 14 de outubro, será estendida até dezembro, sem data exata definida para o encerramento.

O trabalho da CPI visa apurar as responsabilidades pela poluição do Rio Melchior, que atravessa as localidades de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

De acordo com Paula Belmonte, a prorrogação se justifica pelo grande volume de documentos e evidências recebidos pela comissão. “Estamos recebendo um volume muito grande de documentos, alguns com mais de 5 mil páginas. Para entregar um relatório responsável, decidimos prorrogar a CPI até dezembro”, afirmou a presidente.

Embora houvesse uma expectativa de que a CPI pudesse se estender até o próximo ano, o relator, deputado Iolando (MDB), comprometeu-se a finalizar seu relatório até o fim do ano.

Localizado em regiões como Samambaia e Ceilândia, o Rio Melchior foi classificado na Classe 4 de poluição, o que é considerado alarmante. Essa categorização proíbe o contato humano com as águas, a prática de pesca e a irrigação. A CPI, portanto, está vigilante quanto a possíveis crimes ambientais na área.

Crime ambiental

Em agosto de 2024, moradores das áreas próximas ao Rio Melchior relataram um aumento no número de doenças, que acreditam estar relacionadas à poluição do rio. Em 2024, a empresa Hydros Soluções Ambientais Ltda foi multada em mais de R$ 51 mil pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal por descargas irregulares de efluentes no rio.

Embora o requerimento para a abertura da CPI tenha sido sugerido em 2023, ele ficou aguardando aprovação até ser oficialmente sinalizado em 18 de fevereiro de 2025.

E você, o que pensa sobre a investigação da poluição do Rio Melchior? Deixe sua opinião nos comentários. Sua voz é importante neste debate!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo amplia cortes dos aliados de deputados contrários à MP do IOF

Na última segunda-feira, o governo federal anunciou uma ampliação nas demissões de indicados políticos de parlamentares que votaram contra a Medida Provisória (MP)...

PM prende 2º suspeito de participar da morte de policial penal no DF

O segundo suspeito envolvido na morte do policial penal Henrique André Venturini, de 45 anos, foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal...

Corintiano, ex-presidente do INSS diz que foto com Leila “pegou mal”

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLESO ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, declarou que uma foto ao lado de Leila Pereira, dirigente do...