EUA restringem circulação de Padilha a 5 quarteirões em Nova York

Publicado:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu autorização nesta quinta-feira para viajar aos Estados Unidos. Ele acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos oficiais em Nova York, programados para os dias 22 a 24 de setembro. No entanto, sua movimentação será limitada a um raio de cinco quarteirões do hotel onde ficará hospedado, além da sede da ONU e das representações diplomáticas brasileiras.

O visto de Padilha estava vencido desde 2024, e ele solicitou a renovação em 18 de agosto. Sua liberação foi a mais tardia entre os membros da comitiva, que viaja em um momento de tensões elevadas com o governo norte-americano, especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Espera-se que Padilha participe da Assembleia Geral da ONU, evento em que Lula fará o discurso de abertura, além de uma conferência da Organização Pan-Americana da Saúde.

Vale lembrar que, em agosto, os EUA já cancelaram o visto da esposa e da filha de Padilha. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também enfrentou problemas semelhantes com a obtenção de seu visto, que foi suspenso pelo Departamento de Estado americano.

“Tô nem aí”

Durante um evento no ministério na última terça-feira, Padilha comentou a situação de forma leve. Ele afirmou não se importar com o visto, dizendo: “Esse negócio do visto é igual aquela música: ‘Tô nem aí’. Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu”.

O ministro também destacou que ainda não decidiu sobre a viagem, pois está focado em aprovar a medida provisória que institui o Programa Agora Tem Especialistas. Caso a MP não seja votada, perderá validade em 26 de setembro.

“Só fica preocupado com isso quem quer ir para os EUA. Eu não quero ir para os EUA. Não é meu interesse”, concluiu Padilha, reafirmando seu compromisso com as votações no Congresso Nacional.

O que você pensa sobre a situação de Padilha e as restrições impostas? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Protestos contra Macron levam centenas de milhares às ruas na França

No dia 18 de setembro, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades da França. O objetivo das manifestações é...

Gilmar Mendes diz que “PEC da blindagem” não afeta processos em andamento no STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quinta-feira que os processos já em andamento na Corte que envolvem...