Março Mulher: soteropolitanas encontram amparo em políticas públicas

Publicado:

Programação do Março Mulher prossegue até o próximo dia 30

Maioria em Salvador, 1,572 milhão de mulheres vivem na capital baiana, segundo o último levantamento realizado pelo IBGE. Apesar da representatividade numérica, as soteropolitanas ainda enfrentam diversos desafios, entre eles a violência e a vulnerabilidade social, e têm encontrado apoio em diversas políticas públicas para superar as dificuldades e buscar oportunidades que lhe permitam uma vida melhor. 

No âmbito municipal, uma das pastas com maior contribuição para este cenário é a da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que tem desenvolvido uma série de programas.

???Desde a criação da SPMJ, o município tem buscado olhar de maneira mais integral para a mulher de Salvador. Buscando entender quais são os verdadeiros problemas e discutir de forma integrada com toda estrutura da administração municipal, ações e políticas que possam impactar positivamente esse público???, explica a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo. 

Desde a sua criação em 2016, a SPMJ tem disponibilizado importantes ferramentas de apoio às mulheres, a exemplo dos Centros de Referência e Atendimento à Mulher, que oferece acolhimento provisório para aquelas que estão vivendo em situação de violência doméstica e familiar, encaminhadas pela Justiça. Além de atendimento, recebem apoio e participam de atividades de capacitação profissional.  

Já o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio – iniciativa em parceria com Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Guarda Civil Municipal (GCM) – visa estreitar a cooperação entre estado e município, integrando o processo de troca de informações entre as partes. São atendidos autores de violência doméstica e familiar que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar. Através da iniciativa, são feitos o acompanhamento e a reeducação por meio do Grupo Reflexivo de Homens, que funciona no NEF. 

Além das políticas permanentes, a pasta, em parceria com diversas outras secretarias, está realizando ao longo deste mês o Março Mulher, que engloba uma série de atividades em diferentes pontos da cidade, voltadas para o público feminino, como serviços gratuitos para o fortalecimento da saúde e da autoestima feminina, e a sensibilização da população, através de diálogos e ações educativas, sobre temáticas relacionadas à mulher.

???Através do Março Mulher estamos apresentando uma série de iniciativas que queremos instituir como políticas permanentes da administração municipal, e acreditamos que essa ação conjunta com outras secretarias é fundamental para fazer com que o poder público esteja presente de forma assertiva na vida dessas pessoas???, afirma Mila Paes, titular da Semdec.

Um exemplo de iniciativa transformada em política permanente já neste Março Mulher é o Alerta Salvador que tem como objetivo a mobilização da sociedade pela erradicação da violência doméstica. Após treinamentos, servidores e colaboradores municipais passam a atuar como pontos focais no intuito de identificar mulheres vítimas de violência e encaminhar para um dos centros de referência do município.

???Nossa missão é fortalecer cada vez mais essas políticas para garantir o bem-estar das nossas mulheres e mostrar que o dia dedicado a elas não pode ficar restrito a uma data comemorativa, deve ser todo dia???, diz Fernanda. 

Vulnerabilidade social  
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), a Prefeitura de Salvador tem realizado também uma série de ações que tem por objetivo ajudar as mulheres de Salvador a superar o desafio da vulnerabilidade social. Uma política de destaque desde a sua implantação é o SIMM Mulher, que oferta atendimento especializado do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

???A Semdec tem intensificado ações e projetos de qualificação e orientação para promover a inserção do público feminino no mercado de trabalho de Salvador, por meio de um atendimento personalizado e de programas pensados e desenhados para esse público???, informa Mila Paes.

???Já percebemos no dia a dia e nos números da Secretaria, a presença feminina cada vez maior, seja na procura e ocupação de vagas de emprego através do SIMM; seja na participação nos programas de capacitação, como o Treinar pra Empregar, e no atendimento com foco em empreendedores, como é o caso do Credsalvador???, completa a secretária.  

Apesar de não se tratar de um programa destinado exclusivamente para mulheres, o CredSalvador tem priorizados os pedidos realizados por mulheres empreendedoras, tanto no atendimento para resolução de dúvidas e questionamentos, assim como a plataforma está designada para realizar uma análise de crédito que beneficie a aprovação de empréstimos para empreendimentos liderados por mulheres. 

Conheça outras inciativas de apoio à mulher, desenvolvidas pela Prefeitura  
CASA DA MULHER BRASILEIRA (em desenvolvimento) 
Será administrada pela SPMJ e instalada em uma área de 10 mil m² na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. O investimento será de R$14 milhões, com recursos federais e municipais.  A estrutura deverá reforçar o atendimento já realizado nos Centros de Referência Loreta Valadares e Arlette Magalhães, assim como o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), no combate às violências doméstica, sexual, assim, como as demais agressões que podem afligir às mulheres soteropolitanas.  

FIEMA 
O Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema) é vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem por finalidade financiar e implementar políticas, programas, projetos e ações articuladas que se complementam e propiciem o acesso e a permanência na escola de mulheres afrodescendentes em situação de vulnerabilidade social.  As atividades são realizadas nas escolas da rede municipal e envolvem todas as alunas e mães da comunidade escolar. Dentre as ações estão o Educando para Autonomia (formação em temas étnico raciais, gênero e empreendedorismo), Fazendo Arte na Escola (oficinas de raça e gênero e estamparia em camisetas), Ressignificando Sabores (curso de culinária para mães de estudantes dos Centros Municipais de Educação -CMEIs), Capacita Salvador na Escola (promover a qualificação profissional de mãe, alunas e beneficiárias do Programa Primeiro Passo), dentre outras iniciativas. 

CICLO DE CUIDADOS 
Lançado em novembro de 2021, foi criado considerando o fato de que a evasão escolar por falta de recursos para compra de absorventes é uma realidade, indicada inclusive por estudos desenvolvidos por universidades e organismos internacionais, como o Unicef. São beneficiadas 28 mil adolescentes e mulheres, com idades entre 11 e 60 anos, alunas da rede municipal de ensino. Cada aluna recebe 16 absorventes por mês.  Além da distribuição do item, o Ciclo de Cuidados trabalha, ainda, a educação acerca da menstruação, higiene e saúde feminina. São distribuídos materiais impressos com orientações sobre o assunto e também haverá a realização de palestras, oficinas e atividades de conscientização sobre a saúde feminina. 

M??E SALVADOR 
Com a participação das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), é direcionado às gestantes atendidas nas unidades de Atenção Básica do município, garantindo a elas acompanhamento desde o pré-natal até o puerpério. Uma das iniciativas envolve a garantia da captação precoce e a adesão dessas gestantes às consultas e exames do pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação. O programa também visa fortalecer o vínculo das futuras mães à maternidade de referência, com visitas de vinculação ao local onde deverá ser feito o parto.  Para garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades, é concedido o Salvador Card ??? Bilhete Identificado, com 30 passagens de ônibus. Além disso, as mulheres que completam o ciclo de exames ??? em um total de sete procedimentos ??? recebe enxoval para o bebê. 

MORAR MELHOR 
Desde 2015, o programa da Prefeitura, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já reformou mais de 35 mil lares situados em mais de 150 comunidades carentes e de baixo padrão construtivo. Muito mais do que simples melhorias habitacionais, a ação tem realizado o sonho e resgatado a autoestima de famílias que se encontram em situação de baixa renda e que sequer tinham condições financeiras de arcar com as obras na própria moradia. O Morar Melhor é dividido em três fases: cadastramento, execução das obras e fiscalização. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. 

Mulheres do Futuro
Este conteúdo integra o projeto Mulheres do Futuro, uma realização do jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e da FIEB. Na próxima semana, vamos publicar duas entrevistas com personagens que vêm construindo histórias de superação e garra e incentivando com seus trabalhos e exemplos outras mulheres em suas jornadas. São elas a empresária à frente do Restaurante Preta, Angeluci Figueiredo (23/03), e a gerente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clessia Lobo (25/03). Além da versão impressa e digital desde conteúdo, teremos os registros destes encontros em vídeos publicados nas redes sociais do jornal.

MARCA
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPT obtém liminar e obriga Hapvida a garantir ambiente seguro em hospital de Salvador sob multa diária de R$ 10 mil

A Justiça do Trabalho determinou que a Hapvida Assistência Médica e a Ultra Som Serviços Médicos adotem medidas para garantir condições de trabalho...

Jogador do Vitória, Wellington Rato sofre grave lesão no joelho atuando pelo Goiás

Wellington Rato, atualmente emprestado pelo Vitória ao Goiás, sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA)...

Caio Alexandre vai a campo em último treino do Bahia; volante viaja com o grupo

O Bahia finalizou seus preparativos na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, para o jogo contra o...