Neste domingo (21), o Papa Leão XIV fez um poderoso apelo por paz em relação à situação em Gaza. Durante a oração do Angelus, ele destacou a solidariedade da Igreja com os moradores da “terra martirizada” e afirmou que “não há futuro baseado na violência, no exílio forçado e na vingança”. A declaração ocorreu em um momento crítico, enquanto Israel intensifica suas operações militares na região, que já sofre há quase dois anos por conta de conflitos.
O pontífice também enfatizou que “os povos precisam de paz”. Ele se dirigiu a representantes de associações católicas que estavam na Praça de São Pedro, que seguravam um cartaz pedindo “Paz para Gaza”. A mensagem ressoou com a população global, que acompanha com preocupação a escalada do conflito.
Recentemente, em 16 de setembro, Israel iniciou uma ampla ofensiva na Cidade de Gaza. O objetivo declarado é aniquilar o Hamas, que lançou um ataque em 7 de outubro de 2023, desencadeando a guerra na Faixa de Gaza. Essa ofensiva gerou uma onda de deslocamento, com centenas de milhares de habitantes fugindo para o sul do território, hoje um lugar marcado pela devastação.
Enquanto isso, a comunidade internacional observa atenta e crítica diante das consequências cada vez mais graves do conflito. As palavras do Papa vão ao encontro da necessidade urgente de buscar soluções pacíficas para a região.
O que você acha da declaração do Papa? Como acredita que a situação em Gaza pode ser resolvida? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments