Plano de execuções do PCC tinha ex-delegado assassinado como alvo

Publicado:

Um plano secreto de execuções da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) tinha o ex-delegado Ruy Ferraz Fontes como um dos alvos. Fontes, que foi assassinado na última segunda-feira em Praia Grande, litoral de São Paulo, sofreu tiros de fuzil em uma emboscada.

Atualmente, ele atuava como secretário de administração da cidade, cargo que ocupava desde 2023. O plano de ataques contra autoridades, chamado “Bate Bola”, foi elaborado em 2024 e incluía informações específicas sobre perseguições a pessoas como o promotor Lincoln Gakiya.

Lincoln Gakiya informou que as ordens relacionadas a esses ataques foram transmitidas de forma codificada, através de advogados e familiares de detentos, tanto da cúpula quanto de outros presos que conviviam na mesma unidade.

Ruy Ferraz Fontes se destacou como um dos mais importantes investigadores do PCC, sendo responsável pela prisão de Marcos Willian Camacho, conhecido como Marcola, líder da facção. Fontes trabalhou na Polícia Civil de São Paulo até 2022 e se aposentou no ano seguinte, não contando com escolta de segurança.

Investigação

Até o momento, quatro pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no assassinato de Fontes. Os detidos são: Daeshly Oliveira Pires, que teria transportado um dos fuzis; Luiz Henrique Santos Batista, conhecido como “Fofão”, suspeito de ajudar na fuga; Rafael Dias Simões, que se entregou à polícia; e Willian Marques, responsável por um imóvel utilizado na ação criminosa.

A polícia investiga ainda três outras pessoas que estão foragidas: Flávio Henrique de Souza, Felipe Avelino da Silva (Mascherano) e Luiz Antônio Rodrigues Miranda. Este último é suspeito de buscar a arma utilizada no crime.

Assassinato

Um vídeo de câmeras de segurança registrou a emboscada contra Fontes. O veículo em que ele estava colidiu com um ônibus e capotou. Em seguida, os criminosos, usando balaclavas e coletes à prova de balas, abordaram o carro e o executaram.

Esse trágico evento levanta questões preocupantes sobre a segurança de ex-integrantes das forças de segurança pública. O que você pensa sobre isso? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coragem e disciplina: saiba os segredos de Fogaça para tomar decisões

Henrique Fogaça, conhecido chef e jurado do MasterChef Brasil, construiu sua carreira na coragem de improvisar. Sem manual, ele aprendeu a tomar decisões...

Brasileirão: sem Neymar em campo, Santos vence o São Paulo por 1 x 0

Neste domingo, o Santos conquistou uma vitória importante ao vencer o São Paulo por 1 a 0, na Vila Belmiro, em partida da...