Flávio Dino suspende trechos de resolução do CFM que permitiam interdição de cursos de medicina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, decidiu suspender partes da Resolução nº 2.434/2025 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa norma permitia que os conselhos regionais interferissem na organização e nas atividades acadêmicas das instituições de ensino de medicina, incluindo a possibilidade de interdição.

A decisão foi tomada durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7864, que foi apresentada pela Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES). A associação argumentou que a resolução do CFM ultrapassava a competência da União, que é a responsável por legislar sobre diretrizes educacionais.

Dino atendeu parcialmente ao pedido, suspendendo as partes da resolução que autorizavam a interdição de cursos, que exigiam anuência prévia do CFM para convênios e que definiam parâmetros salariais para os funcionários das instituições.

Em sua análise, o ministro enfatizou que a atuação dos conselhos de classe deve se restringir ao âmbito técnico e fiscalizatório das profissões, sem se aprofundar na esfera educacional ou criar novas obrigações não previstas em lei. Dino destacou que essas entidades não podem impor regras diretamente às universidades.

A decisão ainda estabelece que o CFM e os conselhos regionais podem identificar irregularidades, mas devem encaminhar suas observações às autoridades educacionais competentes, conforme determina a legislação. A questão ainda será submetida ao referendo do Plenário do STF.

E você, o que acha dessa decisão? Deixe suas opiniões e comentários, vamos conversar sobre isso!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porsche que dava “zerinho” e “cavalo de pau” no DF é apreendida

Meta descrição: Um homem foi detido na tarde de Carnaval após ser flagrado realizando manobras perigosas com um Porsche Panamera no Taguaparque, em...

Homem morre após cair de caminhão de lixo em Euclides da Cunha

Conhecido pelo prenome Biel, um homem morreu após cair de um caminhão coletor de lixo em um povoado de Euclides da Cunha, no...

Reviravolta: companheiro de mulher encontrada morta no DF é solto

O caso da mulher de 23 anos encontrada morta na Quadra 105 do Recanto das Emas (DF) teve uma reviravolta na noite desta...