Neste domingo (21), o céu de algumas localidades ao redor do mundo foi iluminado por um fenômeno impressionante: o último dos quatro eclipses de 2025.
Após um eclipse lunar total em março e um eclipse solar parcial duas semanas depois, setembro trouxe mais um brilho especial ao céu. O Sol foi novamente “mordiscado” duas semanas após a “Lua de Sangue” do dia 7.
Com quase quatro horas e meia de duração, o evento teve uma “plateia” restrita, com apenas 0,2% da população mundial, ou seja, cerca de 16,6 milhões de pessoas na Antártida, Nova Zelândia, Austrália e algumas ilhas do Pacífico Sul.
Embora o Brasil não tenha podido presenciar o fenômeno, a transmissão ao vivo realizada pelo Olhar Digital permitiu que muitos acompanhassem o evento à distância, além de imagens impressionantes que foram compartilhadas nas redes sociais.

E quando teremos um eclipse solar por aqui? A boa notícia é que não vai demorar muito. O evento vai ocorrer em plena folia do Carnaval, formando um deslumbrante “Anel de Fogo” no céu.
O que é um eclipse solar
Um eclipse ocorre quando um corpo celeste bloqueia a luz de outro. No caso dos eclipses solares, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando diferentes tipos de ocultação:
- Total – o Sol é completamente coberto, e o dia escurece por alguns minutos;
- Anular – a Lua está mais distante, não cobrindo todo o Sol, criando uma auréola de luz, o “Anel de Fogo”;
- Parcial – apenas uma parte do disco solar é encoberta, sem grandes mudanças de luminosidade.

Há também o eclipse hibrido, que mistura características do total e do anular, como ocorreu em abril de 2023.
Primeiro eclipse solar de 2026 será anular
Assim como em 2025, o ano que vem também terá quatro eclipses, sendo dois solares e dois lunares. O primeiro será um eclipse solar anular no dia 17 de fevereiro, que cairá na terça-feira de Carnaval.
Porém, não será desta vez que o dia vai virar noite durante a folia. Precisamos esperar mais um pouco. O eclipse solar de fevereiro de 2026 será visível no sul da África, sul da América do Sul, e em partes dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, além da Antártida.
Somente no céu gelado do continente antártico é que o “Anel de Fogo” será formado, com a Lua posicionada perfeitamente no meio do Sol. Em outras regiões, o eclipse será parcial, com diferentes níveis de cobertura.

Duas semanas depois, no dia 3 de março, haverá um eclipse lunar que será visível em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Esse será um evento bastante aguardado, com a “Lua de Sangue” em algumas regiões.
Em agosto de 2026, ainda haverá um novo par de eclipses solar e lunar. O primeiro será no dia 12, com visibilidade parcial em vários locais, e o último será um lunar parcial entre 27 e 28 de agosto, também visível no Brasil.
Embora 2026 não tenha eclipses solares visíveis do Brasil, os dois lunares estarão garantidos nos nossos céus.

Cidades do Sul do Brasil presenciam “Anel de Fogo” no Carnaval 2027
No Carnaval de 2026, os brasileiros serão limitados a assistir ao eclipse solar pelas telas do Olhar Digital. Mas em 2027, em 6 de fevereiro, todos poderão testemunhar o espetáculo ao vivo.
Segundo o mapa de visibilidade do Time and Date, o “Anel de Fogo” será visível em uma faixa estreita que atravessará a região Sul do Brasil. Os pontos favorecidos incluem:
- Rio Grande do Sul: nas proximidades de Santa Vitória do Palmar, Paso Real e Picada do Mata;
- Paraná: em algumas cidades do sul, como Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas;
- Santa Catarina: principalmente no extremo sul, incluindo Criciúma, Araranguá e Sombrio.

Além desses locais, a cobertura do Sol será de aproximadamente 90% em várias cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Niterói e toda a Baixada Fluminense. O restante do Brasil verá o eclipse de forma parcial, com Roraima tendo a menor cobertura, de apenas 7,7%.
Horário do eclipse (pelo fuso de Brasília):
- Início do eclipse parcial: 10h53
- Início da anularidade: 12h42
- Fim da anularidade: 12h49
- Fim do eclipse parcial: 16h53
Esses horários podem variar um pouco dependendo da localidade específica dentro da faixa de visibilidade.

A contagem regressiva já começou para o Carnaval de 2027, quando o “Anel de Fogo” será o grande destaque do evento. Mesmo quem estiver apenas na “pipoca” poderá acompanhar uma parte desse espetáculo inédito no céu. Afinal, a festa é para todos, e o eclipse certamente será uma adição incrível a essa celebração.
O que você acha sobre esses fenômenos astronômicos? Já planejou como vai aproveitar o Carnaval de 2027? Comente suas expectativas!
Facebook Comments