Nesta segunda-feira, 22 de setembro, começa o período para recorrer dos resultados preliminares da prova prática da primeira edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/1). Os candidatos têm até a próxima sexta-feira, 29, para apresentar suas contestações.
Para registrar um recurso contra a nota da prova de habilidades clínicas, o participante deve acessar o Sistema Revalida, clicar na Página do Participante e seguir as instruções disponíveis.
Resultados Preliminares e Recursos
Os resultados preliminares da segunda etapa do Revalida foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 19 de setembro, acessíveis no mesmo Sistema Revalida.
O resultado final da segunda etapa do Revalida 2025/1 será divulgado em 31 de outubro, após a análise dos recursos apresentados. Esse resultado incluirá as justificativas para aprovação ou reprovação, elaboradas por especialistas do exame.
Objetivos do Revalida
O Revalida tem como objetivo avaliar a formação de brasileiros e estrangeiros que desejam exercer a medicina no Brasil, tendo se formado no exterior. O exame não classifica instituições de educação superior de outros países, mas busca garantir que os profissionais atendam aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A avaliação abrange as habilidades, competências e conhecimentos necessários para um bom exercício profissional, assegurando a qualidade do atendimento médico no país.
Padrão Esperado de Procedimentos (PEP)
O Inep também disponibilizou, no Sistema Revalida, o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo para cada uma das dez estações da prova de habilidades da segunda etapa. Este documento serve como guia oficial da prova prática, detalhando as ações esperadas dos candidatos, critérios de avaliação e a pontuação correspondente para cada atividade.
O Revalida é realizado em duas edições anuais e é composto por duas etapas: uma teórica e outra de habilidades clínicas, abordando de forma integrada as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade.
Você está se preparando para o Revalida ou já passou por esse processo? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários!
Facebook Comments