A cerimônia da Bola de Ouro 2025 aconteceu nesta segunda-feira, 22, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O evento coroou Ousmane Dembélé como o melhor jogador do mundo e Aitana Bonmatí como a melhor jogadora, celebrando os destaques do futebol atual.
Além dos vencedores principais, Luis Enrique, técnico do Paris Saint-Germain, recebeu o prêmio de melhor treinador do ano. Embora seu time estivesse em campo contra o Olympique de Marseille, ele foi reconhecido pelo sucesso na competição mais prestigiada do futebol.
No que tange aos goleiros, o Troféu Yashin foi conquistado por Gianluigi Donnarumma, também do PSG, na categoria masculina, enquanto Hannah Hampton, do Chelsea, foi a vencedora no feminino.
O Troféu Kopa, destinado aos melhores jogadores sub-21, teve Lamine Yamal, do Barcelona, como vencedor em sua segunda conquista. No feminino, Vicky Lopez, também do Barcelona, fez história ao ganhar pela primeira vez, mostrando a força do clube na formação de jovens talentos.
Na categoria masculina do Troféu Kopa, o brasileiro Estêvão destacou-se ao ficar em quarto lugar, atrás de Lamine Yamal, Désiré Doué e João Neves, todos de grandes times europeus.
O Arsenal foi premiado como o clube do ano no futebol feminino, após uma temporada de sucesso na UEFA Champions League, onde venceu o Barcelona, além de terminar em segundo na Superliga Feminina. No masculino, o Paris Saint-Germain também foi reconhecido, após conquistar a Liga dos Campeões e outros troféus importantes.
Veja abaixo a lista completa dos premiados:
Bola de Ouro – Ousmane Dembélé (PSG)
Bola de Ouro Feminina – Aitana Bonmatí (Barcelona)
Troféu Kopa Masculino – Lamine Yamal (Barcelona)
Troféu Kopa Feminino – Vicky Lopez (Barcelona)
Troféu Yashin Masculino – Gianluigi Donnarumma (PSG)
Troféu Yashin Feminino – Hannah Hampton (Chelsea)
Melhor treinador futebol masculino – Luis Enrique (PSG)
Melhor treinador futebol feminino – Sarina Wiegman (Seleção Inglesa)
Troféu Gerd Müller Masculino – Viktor Gyökeres (Arsenal) [53 gols]
Troféu Gerd Müller Feminino – Ewa Pajor (Barcelona) [43 gols]
Prêmio Sócrates – Luis Enrique (PSG)
Essa cerimônia reafirma a importância do futebol mundial e celebra os talentos que se destacaram na última temporada. O que você achou dos resultados? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments