Após morte de vascaíno, MPDFT vai discutir protocolos de segurança

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) está investigando a morte do torcedor vascaíno Eumar Vaz, de 34 anos. Ele foi assassinado dentro de um ônibus por torcedores flamenguistas após um jogo em Samambaia, no último domingo (21).

O MPDFT deu à Subsecretaria de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) um prazo de cinco dias para enviar informações sobre a identificação e qualificação dos suspeitos, possíveis ligações com torcidas organizadas, e as medidas investigativas já adotadas. Além disso, a SSP-DF deve fornecer boletins de ocorrência, autos de prisão em flagrante e imagens do circuito interno do ônibus.

O procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, enfatizou a seriedade do incidente. Ele afirmou que o uso de vestimentas de clubes não deve, em nenhuma circunstância, colocar a vida em risco. Sabo também mencionou que o MP do DF está atento ao caso e que medidas inovadoras devem ser discutidas para combater a violência no futebol, tanto dentro quanto ao redor dos estádios.

A Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios está monitorando os eventos esportivos na capital, focando na prevenção de confrontos entre torcidas. O MP também alertou que se a participação de torcidas organizadas for confirmada, as entidades esportivas podem ser responsabilizadas civilmente com base na recente Lei Geral do Esporte.


O crime

  • Eumar Vaz embarcou em um ônibus na QS 122, em Samambaia, usando uma camisa do Vasco.
  • Dentro do coletivo, havia torcedores do Flamengo que pediram a ele para tirar a camiseta, mas Eumar se negou.
  • Ele foi brutalmente agredido e esfaqueado pelos rivais. O Corpo de Bombeiros Militar do DF o socorreu e o levou ao Hospital Regional da Ceilândia, mas ele não resistiu.
  • O jogo entre os dois times cariocas terminou em empate por 1 a 1 no mesmo dia.

Eumar, que era pai de dois filhos, de 3 e 12 anos, trabalhava como motorista em uma madeireira e morava no Riacho Fundo II. Ele participava da Força Jovem Vasco (FJV). Seu funeral ocorreu na última terça-feira (23) em Brazlândia, reunindo familiares e amigos.

A torcida organizada lamentou a perda em uma nota, criticando a violência e ressaltando a crueldade da situação. “Um cara novo e cheio de sonhos, com um filho pequeno para criar, teve sua jornada interrompida por uma maldade sem explicação”, escreveu a torcida.

A Polícia Civil do DF já identificou dois menores e um adulto como suspeitos. Um torcedor de 15 anos se apresentou à polícia e confessou ter esfaqueado Eumar.

Este caso levanta um alerta para a necessidade de segurança em eventos esportivos. O que você pensa sobre essa situação? Sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Robert Duvall, ator de ‘O Poderoso Chefão’ aos 95 anos

Robert Duvall, ator lendário de Hollywood, morreu aos 95 anos em sua residência em Middleburg, no estado da Virgínia. A informação foi divulgada...

Astro do surfe é brutalmente assassinado em casa na Costa Rica

O surfista Kurt Van Dyke, 66 anos, natural da Califórnia, foi encontrado morto em sua casa, em Cahuita, Costa...

Ivete Sangalo canta “Sinais de Fogo” em homenagem a Preta Gil durante passagem no Expresso 2222: “Sempre foi colo”

Ivete Sangalo prestou homenagem a Preta Gil (1974-2025) durante o bloco Coruja no circuito Dodô (Barra-Ondina), nesta segunda-feira (16). A cantora se emocionou...