Após comandar seu segundo treino no Vitória, Jair Ventura foi apresentado como o novo técnico do clube nesta quinta-feira, na sala de imprensa do Barradão. O treinador de 46 anos, que veio do Avaí, é o quarto técnico do time nesta temporada, sucedendo Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas.
Com contrato até o final de 2025, Jair Ventura enfrenta a tarefa de livrar o Vitória do rebaixamento na Série A, com 14 rodadas pela frente. O time atualmente ocupa a primeira posição na zona de rebaixamento, com 22 pontos, apenas três a menos que o Atlético Mineiro. Durante sua apresentação, Jav Venturas, filho de Jairzinho, o “furacão” da Copa de 70, compartilhou detalhes das negociações com o Vitória.
“Já enfrentei o Mano Menezes várias vezes e, se eu falar qualquer coisa sobre isso, ele vai ficar atento (risos). A ideia é surpreender o adversário. Podemos manter o time que vinha jogando ou fazer alterações. O que não pode faltar é competitividade e organização”, afirmou Jair Ventura.
Ele também já se prepara para a estreia no próximo domingo (28), contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela 25ª rodada do Brasileirão.
“A conversa foi rápida e aceitei de imediato. Já conhecíamos o elenco do Vitória e não hesitamos. O peso da estrutura, da torcida e tudo que o Vitória representa foi fundamental para minha decisão. Confio nos nossos atletas e aceitei o desafio porque acredito no potencial deles. Vamos mostrar trabalho”, comentou Ventura.
Iniciando sua carreira como técnico no Botafogo em 2016, Jair Ventura tem experiência em evitar rebaixamentos e passou por diversos clubes como Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude, Goiás e Atlético Goianiense.
Em sua última passagem pelo Avaí, Ventura comandou a equipe em 27 jogos, com nove vitórias, dez empates e oito derrotas, terminando a Série B na 11ª posição. Ele demonstrou confiança total no elenco rubro-negro para mantê-los na Série A.
“Tenha certeza de que estou adaptadíssimo para esse desafio. Em sete experiências na Série A, conseguimos garantir a permanência em quatro delas. Essa é uma situação que a gente já enfrentou e vamos trabalhar duro para conseguir novamente. Acredito plenamente no elenco montado, por isso aceitei o desafio e vou me empenhar para garantir a permanência”, disse Jair Ventura.
Com a chegada de Jair Ventura, Rodrigo Chagas, que havia assumido a equipe após vencer o Atlético Mineiro, entrará na comissão técnica do novo treinador. O auxiliar permanente Cléber Santos também permanece ao lado do time.
Após o jogo contra o Grêmio, a estreia de Jair Ventura no Barradão será na quinta-feira (2), às 19h, contra o Ceará, pela 26ª rodada da Série A. Atualmente, as equipes na zona de rebaixamento incluem Juventude (21 pontos), Fortaleza (18 pontos) e Sport (14 pontos).
O Vitória está em um momento decisivo com a nova liderança. Quais são suas expectativas para os próximos jogos? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments