Advogado é condenado por uso abusivo de IA: “Peças enganosas”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Divulgação/MPPI

Martelo que simboliza a Justiça - Metrópoles
1 de 1 Martelo que simboliza a Justiça – Metrópoles – Foto: Divulgação/MPPI

A juíza Márcia Maria Nunes de Barros, da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou um advogado ao pagamento de multa após identificar uso abusivo de inteligência artificial em um processo.

O caso refere-se a uma ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde o advogado solicitava o pagamento de pensão para uma cliente que perdeu o marido.

Durante a análise, a juíza percebeu que a petição continha insinuações de julgados inexistentes e atribuía decisões falsas à Justiça Federal do Rio e ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

A utilização de tais ferramentas sem adequada intervenção ou revisão humana resulta em peças processuais enganosas, que revelam desinformação e desrespeito ao juízo, à dignidade da justiça e aos princípios da advocacia.

Ela também destacou que o mau uso das ferramentas de inteligência artificial contraria princípios fundamentais do direito processual, como a cooperação entre as partes e o dever de boa-fé.

Multa

O advogado foi condenado a pagar uma multa correspondente a dois salários-mínimos por litigância de má-fé. Além disso, a juíza ordenou que um ofício fosse enviado à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ) para investigar possíveis infrações disciplinares.

Até o momento, o advogado não se pronunciou sobre a decisão. O espaço permanece aberto para sua manifestação.

O que você acha do uso da inteligência artificial no ambiente jurídico? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arrastão da Micareta de Feira é oficializado no calendário de festas da cidade

O Arrastão da Micareta de Feira foi institucionalizado e incluído no Calendário Oficial de Festas Populares de Feira de Santana. O...

Fiuk chama Fábio Júnior, seu pai, de ‘narcisista’ em nova música

O cantor Fiuk lançou a faixa Celebridade, um rap que revisita a infância e a trajetória artística do artista, explorando temas como identidade,...

Polícia investiga ação de “piratas do jet-ski” na Baixada Santista

A Polícia Civil de São Paulo investiga a ação de criminosos que, assim como piratas, usam jet-ski e lanchas com motor de popa...