Com inauguração no 2º semestre de 2026, CCBB Salvador inicia atividades antes da entrega da sede: “Decisão estratégica”

A partir do segundo semestre de 2026, Salvador ganhará um novo espaço cultural: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que será instalado no Palácio da Aclamação, um importante patrimônio da Bahia. No entanto, a rede já está se fazendo presente na cidade com uma série de eventos e exposições, mesmo antes da abertura oficial.

Entre as iniciativas já realizadas estão a exposição “Ancestral: Afro-América” no MUNCAB, um concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia na Concha Acústica e a estreia mundial do espetáculo “UM JULGAMENTO – depois do Inimigo do Povo”, com Wagner Moura, que deverá ter novas datas anunciadas em breve.

Em entrevista, Júlio Paranaguá, gerente-geral do CCBB Salvador, destacou a importância de iniciar as atividades antes da inauguração. Segundo ele, essa abordagem permite um contato mais próximo com os moradores e ajuda a criar parcerias na região. A ideia é estabelecer um diálogo com a rica cena cultural baiana, fortalecendo laços com artistas e a comunidade local.

Até o CCBB ocupar definitivamente o Palácio da Aclamação, outras iniciativas culturais ocorrerão em diversos pontos históricos da cidade. Assim que o espaço físico for inaugurado, a intenção é concentrar as atividades nele, mas mantendo algumas ações descentralizadas.

O projeto do CCBB em Salvador é fruto de uma parceria com o Governo da Bahia e inclui a restauração de mais de 10 mil metros quadrados do edifício neoclássico que foi residência de governadores por mais de 50 anos. Júlio comentou que essa nova unidade é a quinta do CCBB no Brasil, após as inauguradas no Rio de Janeiro em 1989.

A presença do CCBB no centro da cidade busca democratizar o acesso à arte, promovendo e incentivando a cultura local. Júlio celebrou a recepção positiva das atividades já realizadas e destacou o desafio de criar uma programação que valore a cultura local, ao mesmo tempo em que dialogue com o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Uma recente pesquisa revelou que os ingressos para “UM JULGAMENTO” se esgotaram em apenas 18 minutos, o que gerou expectativa para novas datas. O espetáculo acontecerá de 3 a 12 de outubro, em apresentações noturnas e de domingo à tarde.

O espetáculo, baseado na obra clássica de Henrik Ibsen, conta a história de um médico que descobre a contaminação das águas de sua cidade e tenta alertar as autoridades, enfrentando resistência por parte da população e do governo.

Estamos nos preparando para um novo capítulo na cena cultural de Salvador. E você, o que acha das iniciativas do CCBB? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS