Uma das principais novidades anunciadas pelo Governo da Bahia nesta sexta-feira (26) foi a oficialização do Circuito das Águas, em Itapuã. O circuito receberá recursos para promover festas populares, tornando-se um novo espaço para o Carnaval de Salvador.
Essa oficialização é uma conquista significativa para os moradores de Itapuã, que há mais de 40 anos realizam suas celebrações carnavalescas. Celso Di Niciu, organizador da Lavagem de Itapuã, comemorou a decisão.
“A efetivação do Circuito das Águas é um desejo antigo da cidade. Inaugurado em 1980, com o desfile do Bloco Afro Malé de Balê, esse circuito já é parte da tradição local. As celebrações se iniciam na Lagoa do Abaité e terminam na Sereia, fazendo referência às águas doces de Oxum e às águas salgadas de Iemanjá”, declarou Celso.
Foto: Bianca Andrade/Bahia Notícias
A oficialização do Circuito das Águas, que conecta o Parque Metropolitano do Abaeté ao monumento à Sereia, visa dinamizar o Carnaval de Salvador, promovendo a festa fora dos circuitos tradicionais.
Segundo Celso, o Carnaval de 2026 será uma oportunidade incrível para destacar Itapuã e convidar a população a conhecer as tradições do bairro, uma das mais tradicionais da capital.
“Este ano, estaremos prontos para um Carnaval Ecocultural. O Circuito das Águas será um evento para todos participarem e, ao mesmo tempo, para que conheçam nossas antigas e ricas tradições itapuazeiras. Temos muito a oferecer à cidade”, disse ele.
E você, o que acha dessa novidade para o Carnaval de Salvador? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre o Circuito das Águas!

Facebook Comments