Uma expedição aos Andes peruanos, realizada em 2018, tinha a missão de encontrar uma espécie rara de esquilo. Porém, durante a exploração no Parque Nacional do Rio Abiseo, Patrimônio Mundial da UNESCO, a equipe de pesquisadores fez uma descoberta inesperada: um novo animal.

Após anos de análise, os cientistas confirmaram que se tratava de uma nova espécie de gambá, batizada de Marmosa chachapoya, em homenagem aos povos nativos da região. Este minúsculo marsupial, com grandes olhos e pelo marrom-avermelhado, mede apenas 10 centímetros de comprimento.

Apenas um exemplar foi encontrado até hoje

O processo de identificação da espécie envolveu estudos detalhados do DNA e comparação das características físicas do animal com outras amostras em museus do mundo todo. O resultado foi surpreendente: este é o primeiro exemplar já registrado da espécie. O local da coleta também chamou a atenção dos pesquisadores, pois a altitude de 2.664 metros é considerada incomum para esse tipo de animal.

nova especie 1
Animal nunca havia sido identificado antes (Imagem: Pedro Peloso/American Museum Novitates)

Os resultados da pesquisa foram publicados no American Museum Novitates. Apesar da identificação, muitos mistérios sobre a espécie permanecem, e novas análises estão programadas para descobrir mais sobre a história natural e o comportamento do Marmosa chachapoya.

Espécie ainda é cercada de mistérios

  • Segundo os pesquisadores, ainda se sabe pouco sobre a distribuição geográfica e os hábitos desse animal.
  • O nome da espécie homenageia o povo Chachapoya, que habitou o norte do atual Peru antes da chegada do Império Inca.
  • Esse povo, conhecido como “povo da floresta nublada”, construía suas casas em terrenos elevados e acidentados nos Andes.

Essa descoberta não só enriquece o conhecimento sobre a fauna andina, mas também destaca a importância da preservação do habitat natural desse pequeno mamífero. E você, o que pensa sobre essa nova espécie e os mistérios que a cercam? Compartilhe sua opinião nos comentários.