“Ainda Estou Aqui” recebe prêmio de melhor filme ibero-americano

Publicado:

O filme *Ainda Estou Aqui* (2024), dirigido por Walter Salles, foi eleito neste sábado (27) o melhor filme ibero-americano na primeira edição do Prêmio Lihué, organizado pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile.

Este é o 66º prêmio conquistado pela obra, que tem Fernanda Torres e Selton Mello em papéis principais. Nos Oscars de 2024, o filme também brilhou, recebendo três indicações, incluindo melhor filme e melhor filme estrangeiro, na qual saiu vencedor, além de uma indicação para melhor atriz.

Walter Salles comentou sobre a importância simbólica do prêmio.

“O prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano da Academia de Cinema do Chile é uma alegria para toda a equipe de *Ainda Estou Aqui*. Temos uma grande admiração pelo cinema chileno e por como ele aborda temas de memória e resistência. Obras como *Nostalgia da Luz*, de Patrizio Guzmán, e *Machuca*, de Andrés Wood, foram referências para nós. O Chile passou por uma das ditaduras mais violentas da América Latina e conseguiu processar mais de 1.500 militares envolvidos em torturas e assassinatos. Este reconhecimento é especialmente significativo para o nosso filme”, destacou Salles.

Na cerimônia realizada no Centro Cultural Gabriela Mistral, em Santiago, a produtora Maria Carlota Bruno representou a equipe e falou sobre o caráter inaugural do prêmio.

“Este reconhecimento é ainda mais especial por marcar a primeira edição de uma premiação que celebra o cinema em português e espanhol, línguas que têm uma trajetória de resistência e criatividade. Descobri que ‘Lihué’ significa ‘luz’ em mapuche. É bonito que *Ainda Estou Aqui* receba um prêmio com esse nome, pois o filme busca iluminar a história de Eunice Paiva e sua família, e, através dela, a de muitas outras que sofreram durante a ditadura”, comentou Bruno.

Ao celebrarmos essa conquista, vale a pena refletir sobre como o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para contar histórias de resistência e memória. O que você acha do impacto cultural que filmes como este podem ter? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores protestam em defesa do Vale Encantado e líder do governo assegura que emenda na Louos não passou na CMS

Preocupados com a possível redução da área de conservação do Vale Encantado, moradores de Alphaville e região realizaram um protesto na Avenida Pinto...

Festival celebra cultura latino-americana em São Paulo neste domingo

O Largo do Arouche, em São Paulo, será palco neste domingo, a partir das 11h, do Festival Integração Cultural dos Povos da América...

Morre Paul Roberts, coreógrafo do One Direction, aos 52 anos

Paul Roberts, renomado coreógrafo britânico, faleceu no último sábado, 27 de...