
A cineasta brasileira Bárbara Marques, conhecida por curtas premiados como Dia de Cosme e Damião (2016), Cartaxo (2020) e Basement (2021), está desaparecida após ser detida pelo serviço de imigração dos Estados Unidos durante uma audiência para obtenção do green card em Los Angeles.
De acordo com relatos de seu marido, o escritor norte-americano Tucker May, Bárbara foi separada de seu advogado sob a justificativa de problemas com uma impressora. Logo após, ela foi presa com base em um suposto aviso de audiência judicial de 2019, que o casal afirma não ter recebido.
Desde a detenção, Bárbara foi transferida entre vários centros de detenção, incluindo o de Adelanto, na Califórnia, e, mais recentemente, para uma instalação no Arizona. Nesse período, ela não teve acesso adequado a seus advogados ou à documentação necessária para seu processo de imigração.
Em uma ligação no último sábado (27/9), Bárbara relatou estar em uma cela com paredes brancas e sem saber sua localização exata. Ela foi informada de que seria movida novamente em breve.
O caso gerou agitação nas redes sociais. Amigos e familiares iniciaram uma campanha de arrecadação para custear a defesa legal de Bárbara. Até agora, as autoridades não forneceram informações claras sobre o paradeiro ou as condições de detenção da cineasta.
O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments