Após intoxicação, associações de bebida e de oftalmologia fazem alerta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos últimos dias, casos alarmantes de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas têm preocupado os moradores do estado de São Paulo. Diante dessa situação, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) divulgaram notas para conscientizar a população sobre os riscos envolvidos.

A Abrabe expressou sua profunda preocupação e solidariedade às vítimas e seus familiares, após a confirmação de dois óbitos relacionados ao consumo de bebidas com metanol. A entidade destacou seu compromisso no combate ao mercado ilegal, além de promover o consumo responsável.

Em 2025, somente a Abrabe apreendeu mais de 160 mil produtos falsificados e materiais relacionados à venda de bebidas ilícitas. A associação se compromete a colaborar com as autoridades para garantir a segurança dos consumidores e proteger o mercado legal.

Riscos à saúde ocular

A ABNO alertou sobre a possibilidade de o metanol causar neuropatia óptica, uma condição grave que pode resultar em perda de visão permanente. A associação explicou que, entre 12 e 24 horas após a ingestão, podem aparecer sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, em casos extremos, cegueira.

O diagnóstico envolve o histórico clínico do paciente e exames laboratoriais. O tratamento é urgente e pode incluir antídotos, bicarbonato para equilibrar a acidez do sangue, vitaminas e, nos casos mais severos, hemodiálise.

Contexto atual

Nos últimos 25 dias, nove pessoas relataram intoxicação após consumir bebidas alcoólicas adulteradas, resultando em duas mortes. A situação levou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) a emitirem orientações urgentes aos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas em São Paulo.

Este é um momento crítico para garantir a segurança dos moradores e evitar novas tragédias. Sua opinião é importante; compartilhe o que você pensa sobre esta questão e como podemos juntos promover um consumo mais consciente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...