Moquecas de siri, mariscos e camarão podem se tornar patrimônio cultural imaterial de Salvador

Publicado:

As moquecas de siri, mariscos e camarão podem ganhar status de patrimônio cultural em Salvador. Um projeto protocolado na Câmara Municipal na última quinta-feira (25) busca reconhecer essas delícias como símbolos das comunidades pesqueiras da Bahia de Todos os Santos.

A vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) foi a responsável pela proposta. Em sua justificativa, ela destaca que a moqueca baiana, feita com peixe, já é reconhecida como patrimônio cultural e gastronômico do município. É, sem dúvida, um dos pratos mais emblemáticos da cultura baiana.

“As moquecas de siri, camarão e mariscos são relevantes neste projeto por serem típicas das comunidades pesqueiras, que têm uma conexão profunda com o mar e os manguezais”, afirma o texto do projeto, que também destaca a influência afroindígena na preparação dessas iguarias.

O projeto de nº 430 de 2025 será publicado no Diário Oficial da Câmara de Vereadores nas próximas edições. Após isso, deverá passar pela supervisão do Legislativo e pelas comissões competentes.

O reconhecimento das moquecas de siri, mariscos e camarão como patrimônio cultural é um passo importante para valorizar a rica herança gastronômica de Salvador. O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Oruam é solto após justiça expedir alvará de soltura; artista ainda usará tornozeleira eletrônica

O rapper Oruam foi liberado nesta segunda-feira, após a Justiça do Rio de Janeiro expedir um alvará...

Unesco inaugura museu virtual com objetos roubados

A Unesco lançou um museu virtual que abriga artefatos saqueados, como uma máscara ritual da Zâmbia, um pingente da antiga Palmira e uma...