Partido pró-Europa vence eleições na Moldávia

Publicado:

O partido pró-europeu Ação e Solidariedade (PAS), liderado pela presidente Maia Sandu, venceu as eleições legislativas na Moldávia, realizadas no último domingo (28). A vitória do PAS, que obteve 50,20% dos votos, garante 55 dos 101 assentos no Parlamento. Apesar de conquistar a maioria, o partido perdeu cadeiras em comparação com a legislatura anterior, onde havia alcançado 63.

O contexto dessas eleições foi marcado por denúncias de interferência russa. Maia Sandu destacou que a votação representa um forte mandato para o processo de adesão da Moldávia à União Europeia. Igor Grosu, presidente do Parlamento, mencionou que a vitória foi resultado de uma “luta extraordinariamente difícil” contra tentativas de desestabilização.

Líderes europeus comemoraram a escolha do povo moldavo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou a resistência do país frente à influência russa, enquanto o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, ressaltou a busca pela integração europeia. Em contraponto, Moscou negou qualquer interferência e classificou as acusações como “cínicas”.

Apesar do triunfo, especialistas alertam para a fragilidade do PAS. De acordo com Andrei Curararu, do centro de estudos WatchDog.md, a maioria conquistada é vulnerável a manobras políticas, como protestos orquestrados pelo Kremlin. O pleito foi ainda marcado por alegações de compra de votos e uma intensa campanha de desinformação, com origem na Rússia. A oposição, liderada por Igor Dodon do Bloco Patriótico, anunciou que contestará os resultados, apresentando recursos à Comissão Eleitoral.

Com uma população de cerca de 2,4 milhões, a Moldávia é um dos países mais pobres da Europa e enfrenta dilemas entre desafios econômicos internos e a aspiração de aproximação com o bloco europeu. Enquanto muitos residentes celebram o rumo pró-União Europeia, há uma parte da população que sente saudades do período soviético e teme o impacto da mudança.

O que você acha do resultado das eleições na Moldávia? Sua opinião é importante, então comentem abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maduro tem pronto um decreto para declarar estado de exceção na Venezuela ante eventual ‘agressão’ dos EUA

A Venezuela está prestes a implementar um decreto para declarar estado de exceção, dando poderes especiais ao presidente Nicolás Maduro em...

Trump exorta democratas a cederem para evitar paralisação do governo

Donald Trump se reuniu recentemente com líderes democratas e republicanos na Casa Branca em um esforço para impedir uma paralisação administrativa do governo....

Após restrição em visto, Padilha discursa remotamente na Opas e elogia Mais Médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou remotamente nesta segunda-feira (29) da reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realizada...