A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, celebrizou a recente divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que indicaram uma taxa de desemprego de 5,6% em agosto. Este número é o mais baixo desde o início da série histórica em 2012. Em comparação, no mesmo mês de 2024, a taxa de desemprego era de 6,6%.

Simone destacou que mais de 1 milhão de brasileiros deixaram a condição de desemprego no último ano. “O Brasil avança com mais empregos e mais dignidade para sua gente. Seguimos firmes na missão de planejar um país com oportunidades para todos”, afirmou em sua conta no X.

Além da queda na taxa de desemprego, o país também alcançou um recorde no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, atingindo 39,118 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, o que também representa um novo marco desde 2012.

Esses dados refletem um cenário econômico mais favorável, com significativas melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos moradores. A expectativa é que essas tendências continuem a contribuir para o crescimento sustentável e a criação de novas oportunidades no Brasil.

O que você acha dessas mudanças no cenário econômico? Compartilhe sua opinião nos comentários.