O Bahia, atual campeão da Copa do Nordeste, pode não participar do torneio em 2026. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (1) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante um evento que promoveu uma reformulação no calendário do futebol nacional.
Uma das principais novidades é que os clubes que se classificarem para os torneios da Conmebol, como Libertadores ou Sul-Americana, não poderão disputar a Copa do Nordeste. Essa mudança visa melhorar a gestão do calendário e reduzir a sobrecarga nos times.
A próxima edição da Copa do Nordeste começará em março e deve terminar em junho. A competição contará com 60 partidas e um aumento na quantidade de clubes participantes, passando de 16 para 20. O campeão garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Essa mudança surge após a intensa carga de jogos enfrentada pelos clubes em 2025. O Bahia, por exemplo, participou de seis torneios diferentes, incluindo o Baianão, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. O acúmulo resultou no adiamento da final regional para setembro. Até agora, o Tricolor é o time que mais atuou no mundo neste ano.
No Ceará, por sua vez, a 11ª posição na tabela de classificação poderia garantir uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026. Essa nova regra traz incertezas para a equipe e também para outros clubes que almejam competir em nível regional.
O que você acha dessa mudança? A nova regra pode impactar o desempenho dos clubes nordestinos na próxima temporada? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments