Tarcísio autoriza licitação para concessão de rodovias da Rota Mogiana

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O governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, anunciou a abertura da licitação para a concessão da Rota Mogiana. Esse projeto envolve um sistema rodoviário com 1.800 km de estradas no interior de São Paulo. A autorização foi publicada no Diário Oficial na quinta-feira, dia 2 de outubro, após a aprovação do edital em setembro.

A concessão inclui cerca de 520 km de estradas atualmente geridas pela Renovias e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que passarão para a iniciativa privada por um período de 30 anos. As empresas interessadas deverão apresentar propostas para duplicar 217 km, além de implementar novas faixas, marginais, passarelas, pontos de ônibus, acostamentos e equipamentos de segurança viária.

O projeto abrange diversos municípios, entre eles Aguiar, Aguas da Prata, Artur Nogueira e Campinas. Para isso, o governo paulista estima que a empresa vencedora deverá investir cerca de R$ 9,3 bilhões no sistema.

Divulgação dos trechos concedidos

  • Sistema Existente:
    • SPA-050/215 – km 0 ao km 4,1;
    • SPA-279/340 – km 0 ao km 2,4;
    • SPA-280/340 – km 0 ao km 1;
    • SP-338 – km 268,3 ao km 310,96;
    • SP-333 – km 0 ao km 20,4;
    • SPA-015/333 – km 0 ao km 0,5;
    • SPA-002/333 – km 0 ao km 0,68;
    • SPA-309/338 – km 0 ao km 0,86;
    • SP-133 – km 0,5 ao km 15,1;
    • SP-350 – km 272,100 ao km 296,70;
    • SPA-127/340 – km 0 ao km 2,930;
    • SP-107 – km 18,45 ao km 43,8;
    • SPA-179/340 – km 0 ao km 2,5;
    • SP-225 – km 0 ao km 6,50;
    • SPA-228/344 – km 0 ao km 3,55;
    • SPA-238/344 – km 0 ao km 16;
    • SPA-225/340 – km 0 ao km 2.
  • Sistema Remanescente:
    • SP-215 – km 29,600 ao km 49,840;
    • SP-344 – km 200,700 ao km 241,600;
    • SP-340 – km 114,10 ao km 279,609;
    • SP-350 – km 238,410 ao km 272,100;
    • SP-342 – km 171,500 ao km 251,150;
    • SPI-225/342 – km 0 ao km 1,97.

Como compensação, a concessionária terá o direito de explorar economicamente as rodovias, aplicando pedágios. O sistema de cobrança será totalmente automático, com praças de pedágio do tipo free-flow.

Os valores das tarifas serão definidos em contrato e passarão por revisões periódicas.

O edital será publicado pela Secretaria de Parceria em Investimentos, com o leilão previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2026.

O que você acha dessa nova concessão? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre o impacto que isso pode ter na região.

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