O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), o terceiro tipo mais comum da doença. A informação foi compartilhada pelo seu filho, Augusto Nascimento, em uma entrevista à revista Piauí. A família informou que não fará mais declarações sobre o assunto.
A demência, que apresenta sintomas semelhantes aos do Alzheimer e do Parkinson, foi confirmada após Augusto observar lapsos de memória, repetição de histórias, mudanças de apetite e um olhar fixo do pai. Esses sintomas começaram a aparecer ao longo deste ano.
Diante da piora no estado cognitivo, o médico Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, solicitou exames em abril. Antes da confirmação do diagnóstico, pai e filho fizeram uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros em 16 dias, com o objetivo de criar memórias significativas. Augusto comentou: “Quando percebi a piora do meu pai, perguntei ao médico se era uma loucura viajar com ele. Ele respondeu que se era para fazer, era agora.”
Durante a viagem, que passou por estados como Arizona, Utah e Montana, Milton atuou como copiloto e, claro, cuidou da trilha sonora, admirando a discografia dos Beatles. O diagnóstico foi confirmado após retornarem ao Brasil.
Mesmo aposentado dos palcos desde 2022, Milton Nascimento seguiu ativo em participações musicais e, recentemente, foi homenageado pela escola de samba Portela no Carnaval de 2025.
Que tal compartilhar suas memórias ou pensamentos sobre a carreira de Milton? Comente abaixo e vamos conversar!
Facebook Comments