MPSP investiga Janaina Paschoal por postagem sobre preservativos e HIV

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito civil contra a vereadora Janaina Paschoal (PP). O motivo? Uma postagem em que ela relacionou a distribuição de medicamentos para prevenção do HIV com o aumento do sexo sem preservativo e infecções sexualmente transmissíveis.

A investigação foi divulgada na quinta-feira, 2 de outubro, pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital. A promotor Arthur Pinto Filho destaca que a declaração da vereadora pode reforçar estigmas sobre pessoas que vivem com HIV/Aids e comprometer as políticas públicas de prevenção.

O caso se refere a uma postagem feita em 26 de agosto, onde Janaina questionou os gastos da prefeitura com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicamentos que ajudam na prevenção do HIV.

Ela escreveu: “Quem ganha com o abandono das campanhas para uso de preservativos? Preservativos evitam doenças, gravidez não planejada e aborto. Depois que esses remédios para sexo irresponsável passaram a ser distribuídos livremente, houve uma explosão de sífilis. Precisamos falar sobre isso!”

A representação que levou à investigação foi apresentada ao MPSP pelo Movimento Paulistano de Luta contra a Aids. O promotor Arthur Pinto Filho pediu que se verifique se a análise da postagem é adequada ou se a política pública atacada é, de fato, constitucional e baseada em evidências científicas.

Procurada pela imprensa, Janaina Paschoal afirmou que não tinha conhecimento do inquérito e expressou seu desconforto: “Se um vereador não puder criticar uma política do Poder Executivo, não sei quem pode”. Ela também ressaltou que não critica pessoas que vivem com HIV, mas a banalização do sexo sem preservativo. “Entendo ser um equívoco”, completou.

Janaina ainda questionou a base da investigação, afirmando que a interpretação do MPSP “não faz o menor sentido”. Para ela, as democracias devem ser espaços de liberdade, e suas postagens nunca ofenderam ninguém.

O que você acha sobre essa investigação? Acha que Janaina Paschoal estava sendo crítica em relação à prevenção do HIV ou ultrapassou limites? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gandhy, Daniela, Parangolé e Kannário: Confira a programação completa do Carnaval de Salvador nesta segunda

Salvador mergulha na folia: hoje, a Barra-Ondina recebe o tapete branco e azul do Carnaval, com os Filhos de Gandhy entre os principais...

Segundo dia de Carnaval em SP arrastou crianças e adultos para a folia. Vídeo

O segundo dia oficial do Carnaval paulistano foi marcado pelo calor intenso, com temperaturas acima de 30 graus. Foliões adotaram estratégias simples para...

Banjo Novo transforma Pelourinho em roda de samba no domingo de Carnaval

Banjo Novo faz edição especial de samba no Carnaval de Salvador, no Largo do Pelourinho A banda Banjo Novo, que realiza um projeto mensal...