Veículos novos são entregues para ampliar cobertura de saúde em cidades do interior baiano

Publicado:

A rede de Policlínicas Regionais da Bahia ganhou nesta sexta-feira (3) nove novos micro-ônibus. Esses veículos serão utilizados pelos consórcios de saúde de Irecê, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus, beneficiando 14 municípios na Bahia. O investimento do governo foi de R$ 5,5 milhões, com o objetivo de substituir micro-ônibus antigos, garantindo mais segurança e agilidade no transporte de pacientes.

A entrega dos veículos foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da saúde, Roberta Santana, na sede da Sesab, em Salvador. O governador destacou a importância das policlínicas para a saúde pública, que se conectam com a atenção básica e a prevenção. Além dos novos micro-ônibus, ele anunciou a ampliação do horário de funcionamento das unidades para até às 21h, incluindo finais de semana e feriados.

Seis cidades na região de Irecê foram contempladas: Tapiramutá, Buritirama, Barra, Gentio do Ouro, Barra do Mendes e Barro Alto. O consórcio de Itaberaba irá atender Ubaíra, Boninal, Piatã, Novo Horizonte e Ibitiara. Já no Recôncavo Baiano, os novos veículos farão roteiros por Itatim, São Félix e Cachoeira.

Roberta Santana, a secretária da saúde, reforçou que todos os micro-ônibus antigos serão renovados. Ela apontou que até agora já foram renovados 37 veículos, e os novos irão facilitar o deslocamento de moradores que residem em áreas remotas.

Atualmente, a Bahia conta com 26 policlínicas em funcionamento, sendo 24 geridas por consórcios públicos no interior e duas em Salvador. Desde a implementação do modelo em 2017, mais de 8,7 milhões de atendimentos foram realizados em 25 cidades. Além disso, uma ambulância foi entregue ao município de Quijingue, na região nordeste do estado, resultado de emenda parlamentar.

Além dos micro-ônibus, dois vacimóveis foram entregues aos Núcleos Regionais de Saúde de Feira de Santana e Alagoinhas. Os veículos, que representam um investimento de R$ 750 mil, funcionarão como unidades móveis de vacinação, ampliando o acesso às campanhas de imunização nas regiões centro leste e nordeste da Bahia.

O que você acha dessa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a ampliação dos serviços de saúde na Bahia!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA anuncia avaliação de “Caso Binho Galinha” em sessão desta segunda

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se posicionou oficialmente nesta sexta-feira, 4, sobre a prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD). Ele foi...

Previsão do final de semana é calor no interior e tempo nublado no litoral baiano

O final de semana, que ocorre entre os dias 4 e 5 de outubro, traz diferentes condições climáticas para a Bahia. Enquanto o...

PIB da Bahia cresce 0,3% no 2º trimestre, mas SEI aponta sinais de desaceleração da economia estadual

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou nesta quinta-feira (18) a Carta de Conjuntura referente ao segundo trimestre de...