Na última sexta-feira, 3, Lula compartilhou um novo susto que enfrentou a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante uma viagem de Belém para a Ilha do Marajó, ele relatou um problema no motor da aeronave: “Tivemos de descer com medo de que ele pegasse fogo.”
A FAB confirmou que houve “um problema técnico” com o modelo Amazonas C105. Essa aeronave é frequentemente utilizada para transportar tropas e cargas, além de ser usada pelo presidente em pistas curtas. Apesar do susto, Lula conseguiu seguir com sua agenda em uma aeronave de reserva.
Fontes próximas à alta cúpula militar atribuíram a falha de acionamento dos motores a cortes sucessivos no orçamento das Forças Armadas. Nos últimos dez anos, a verba para manutenção e modernização da frota aérea caiu em 41%. A frota de aeronaves da FAB reduziu de 526 em 2014 para 319 em 2025, enquanto o número de horas de voo caiu cerca de 50%.
Esse não é o primeiro incidente aéreo que Lula enfrenta desde o início do seu atual governo. Entre os principais sustos estão:
– **Janeiro de 2024:** O avião destinado à segurança de Lula apresentou pane em Campina Grande (PB), forçando o cancelamento da visita.
– **Fevereiro de 2024:** O jato Airbus A319 abortou decolagem em Congonhas, em São Paulo, devido a “um problema técnico”.
– **Outubro de 2024:** O avião com problemas em uma turbina pousou na Cidade do México após sobrevoar o aeroporto por quatro horas e meia para gastar combustível.
– **Março de 2025:** O avião que levava Lula para Sorocaba precisou arremeter por apresentar “problemas” ao se aproximar da pista.
O mais preocupante foi o episódio no México, onde Lula descreveu um voo tenso: “O avião estava com um ronco diferente, trepidava muito… Logo me levantei para saber com o piloto o que estava acontecendo. Eles estavam nervosos, porque estavam tentando resolver a situação.”
Lula destacou que o avião estava seguro, mas precisou circular para esvaziar o tanque antes de pousar, já que um pouso com carga excessiva poderia causar um acidente.
A segurança de um presidente deve ser uma prioridade, e um erro pode acarretar na demissão da equipe responsável. Para muitos, os sucessivos problemas aéreos de Lula soam como uma brincadeira com a própria vida.
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