Justiça Federal absolve cacique Pataxó Bacurau de acusações de roubo e dano em caso ligado a disputa territorial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça Federal de Eunápolis, na Bahia, absolveu Nilson Berg Fonseca, conhecido como Cacique Bacurau, líder da etnia Pataxó em Porto Seguro. A decisão foi anunciada na tarde da última segunda-feira, 2.

O Ministério Público Federal (MPF) havia acusado o cacique e outros indivíduos não identificados de invadir a Fazenda Bom Jesus do Matozinho, em São Gonçalo, no dia 29 de maio de 2023. A denúncia sugeria que o grupo teria roubado um veículo sob ameaça com arma de fogo e restringido a liberdade de funcionários da propriedade.

Contudo, o juiz federal, ao analisar o caso, concluiu que não havia evidências do dolo do acusado e que a materialidade do crime de dano não foi demonstrada. Depoimentos, inclusive de policiais militares, apresentaram versões contraditórias sobre os eventos, negando a utilização de arma de fogo pelo réu.

A sentença destacou que as ações atribuídas ao indígena estão conectadas a uma reivindicação de direitos territoriais do povo Pataxó. O juiz enfatizou a importância de o Judiciário ser sensível ao lidar com disputas envolvendo terras indígenas, aplicando o princípio do in dubio pro reo, que defende a absolvição em casos de dúvida sobre a autoria ou materialidade do crime.

Com base no artigo 386, incisos II e VI, do Código de Processo Penal, o juiz federal da Subseção Judiciária de Eunápolis considerou a pretensão punitiva da acusação improcedente e revogou as medidas cautelares impostas a Cacique Bacurau.

O que você acha desse desfecho? Compartilhe suas opiniões e reflexões sobre o caso nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Natal de sangue: jovem é morto a tiros em churrasco na frente da mãe

Jovem de 23 anos é morto a tiros durante churrasco de Natal em Contagem; caso segue em apuração ...

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com passaporte irregular

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai,...