O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou sobre o atual estado das relações entre Brasil e Estados Unidos em um programa de televisão nesta terça-feira (7). Ele afirmou que está aberto a um encontro com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante sua viagem aos EUA na próxima semana. Haddad destacou a importância do contato, mencionando que ainda não havia definido sua agenda e aguardava uma possível comunicação de Marco Rubio antes do encontro.
Haddad comemorou a conversa recente entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Ele considerou a ligação como uma oportunidade de reverter as tensões passadas, que ele classificou como “equivocadas”. O ministro expressou otimismo sobre essa nova fase: “Acredito que vai distensionar e abrir espaço para uma conversa franca e produtiva”, ressaltou, mencionando as oportunidades de investimento dos EUA na América do Sul, como a exploração de terras raras e projetos ecológicos.
“Diplomacia brasileira vai superar momento”
Durante sua participação no programa, Haddad reafirmou que o governo não pretende mudar sua estratégia de relacionamento com os Estados Unidos, considerando que o que está em prática tem mostrado resultados. Ele se mostrou confiante: “Estamos tão certos dos nossos argumentos que eles vão se fazer valer através da nossa diplomacia”.
O ministro também destacou que a reaproximação que Lula busca não se baseia em ideologia, minimizando a escolha de Rubio como interlocutor. Para Haddad, a diplomacia brasileira, que ele considera “a melhor do mundo”, conseguirá superar quaisquer desafios recentes.
E você, o que acha sobre a nova fase nas relações entre Brasil e EUA? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments