Projeto da anistia fica para a semana que vem e texto do relator pode reduzir menos do que o esperado pena de Bolsonaro

Publicado:

Enquanto manifestantes na Esplanada dos Ministérios acreditavam que o projeto de anistia seria votado nesta quarta-feira (8), o relator da proposta, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), indicou em entrevista que a votação será adiada para a próxima semana.

Na reunião de líderes realizada nesta terça-feira (7), não houve consenso para a votação do que Paulinho começou a chamar de “PL da Dosimetria”. Ele tem negociado com diferentes bancadas para criar um texto que consiga apoio suficiente, mas a proposta não foi colocada em pauta pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Segundo o relator, as discussões têm avançado, e ele continua em diálogo com líderes partidários para garantir que a proposta seja aprovada tanto na Câmara quanto no Senado.

“Estamos ajustando a situação e os caminhos, para que possamos também encontrar um acordo com o Senado. O Hugo está conversando com o Alcolumbre”, afirmou Paulinho a jornalistas.

Enquanto o relator tenta um acordo para reduzir as penas de condenados por atos antidemocráticos, a oposição continua pressionando para que o texto beneficie também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Paulinho se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que reiterou seu desejo por uma anistia mais abrangente.

Conforme a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o projeto da dosimetria deve ser menos ambicioso do que o esperado pelos aliados de Bolsonaro. As propostas para que a pena do ex-presidente caísse de 27 para 16 anos foram consideradas inviáveis pelas lideranças da Câmara.

Totalizando, as lideranças acreditam que uma redução mais realista seria para 21 anos. Isso significaria quase quatro anos em regime fechado. Contudo, diante das dificuldades nas negociações, a redução das penas está se tornando menos provável.

E você, o que pensa sobre essas negociações? Acredita que a anistia deve se estender a Bolsonaro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Complexidade” do Teatro Vila Velha exige novos estudos técnicos; obra deve ser concluída em 2026

As obras de requalificação do Teatro Vila Velha, um dos principais...

Taylor Swift diz que não pretende fazer turnê de ‘The Life of a Showgirl’

Taylor Swift lançou seu 12º álbum, The Life of a Showgirl, na última sexta-feira (3) e afirmou que não tem planos de fazer...

Para evitar derrota, governo adia votação da MP alternativa ao IOF

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a votação da Medida Provisória (MP) n° 1.303/2025, que oferece uma alternativa ao...