CNJ determina arquivamento de processos para otimizar monitoramento de varas na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob a liderança do ministro Mauro Campbell Marques, tomou a decisão de arquivar diversos Pedidos de Providências relacionados a varas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Essa ação busca melhorar o acompanhamento dessas demandas, concentrando-as em processos classificados como referências que já abordam as mesmas questões.

Os pedidos arquivados foram abertos para monitorar o cumprimento de determinações do CNJ, que orientavam a Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-BA a tomar as medidas necessárias. O principal motivo para o arquivamento foi a relação direta dos novos pedidos com processos mais antigos, permitindo que as análises fossem feitas de maneira coordenada.

Entre as varas afetadas por essa decisão estão a 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Acidente de Trabalho em Barreiras, a 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador, a 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública de Alagoinhas, e a 6ª Vara Cível e Comercial de Salvador.

O documento ressalta que as determinações permanecem sob monitoramento nos processos de referência, visando a redução da morosidade e a regularização da tramitação processual. Isso inclui solicitações de informações sobre processos paralisados, a atualização de petições em atraso e a expedição de cartas precatórias.

Além disso, foram determinadas correições extraordinárias em algumas varas para garantir o julgamento prioritário de casos pendentes há mais de 100 dias, a análise de liminares, a recuperação de autos perdidos e a digitalização de processos físicos, estabelecendo uma rotina unificada para o controle eficaz dos prazos.

Essa iniciativa é uma resposta clara à necessidade de otimização do sistema judiciário na Bahia. O que você acha dessas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crianças são mortas a marretadas por padrasto tentando defender mãe de agressões

Violência doméstica em Jaboticabal, interior de São Paulo, resultou na morte de Sabrina de Almeida Lima, 27,...

Siamesas de SP: morre a segunda gêmea separada da irmã em Goiânia

A segunda gêmea siamesa de São Paulo, Aruna Rodrigues, que foi separada da irmã Kiraz Rodrigues no início deste ano em Goiânia (GO),...

Detentos do saidão de Natal descumprem medidas e são recolhidos no DF

Um grupo de 12 detentos beneficiado com a saída temporária de Natal foi recolhido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) e precisou voltar...