Saída de Barroso permitirá que Lula escolha o 11º ministro do STF nos seus mandatos, o quarto presidente que mais indicou

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A aposentadoria antecipada do ministro Luíz Roberto Barroso, anunciada nesta quinta-feira (9), abre espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça sua quinta indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Barroso permanecerá no cargo até a próxima semana. Assim, dos 11 ministros da Corte, Lula já indicou Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Com a próxima nomeação, Lula terá escolhido cinco dos atuais 11 membros do STF.

Os outros ministros, que completam o tribunal, foram indicados por Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes), Dilma Rousseff (Luiz Fux, Luíz Roberto Barroso e Edson Fachin), Michel Temer (Alexandre de Moraes) e Jair Bolsonaro (Kássio Nunes e André Mendonça).

Considerando seus mandatos anteriores, entre 2003 e 2007 e de 2007 a 2011, Lula irá totalizar, com a futura nomeação, 11 ministros na Suprema Corte. Além dos atuais, também foram escolhidos durante sua gestão Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Menezes Direito.

Com suas 10 indicações atuais ao STF, Lula se posiciona como o segundo presidente que mais nomeou ministros desde a Proclamação da República em 1889, perdendo apenas para Getúlio Vargas, que fez 21 indicações. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto vêm logo atrás, com 15 cada.

A aposentadoria de Barroso rejuvenesce as especulações sobre o novo indicado por Lula para o STF. Entre os nomes mais comentados estão o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho.

O que você acha das futuras indicações de Lula para o STF? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...