A possibilidade de uma nova indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) se torna cada vez mais evidente. Além de Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, também é considerado uma forte opção para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
Nos bastidores, figuras do governo e do judiciário em Brasília já mencionam Carvalho como uma alternativa viável. O ministro, no entanto, desconversou sobre sua cotação. Durante um evento em Belém, ele afirmou que não tinha conhecimento do assunto, mas completou que “ninguém recusaria” a oportunidade.
Além de Messias e Carvalho, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), também surge como uma opção. Favreto é conhecido por ter concedido um habeas corpus que permitiu a liberdade de Lula em 2018, embora a decisão tenha sido posteriormente suspensa. O governo já tentou articular sua indicação para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ele não foi selecionado na lista tríplice encaminhada a Lula.
Messias se destaca como favorito
Atualmente, Jorge Messias é visto como o favorito para a vaga por ter a confiança do presidente e de várias lideranças do PT. Outro nome que também está em destaque é o de Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado e membro do PSD-MG.
É sempre interessante acompanhar o desenrolar dessas negociações no cenário político. Quem você acha que seria a melhor escolha para essa vaga? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments