Governo divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola

Publicado:

O Ministério dos Transportes anunciou como será o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de passar por uma autoescola. A proposta está em consulta pública e busca facilitar o acesso à CNH para todos.

Moradores têm até 2 de novembro de 2025 para enviar suas sugestões. Para participar, basta acessar o site Participa + Brasil.

Veja como será o processo de obtenção da CNH:

  • Requisitos: Para se candidatar, é preciso ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, ter um documento de identidade e estar inscrito no CPF. Aqueles que optarem pelo curso teórico à distância poderão confirmar a identidade digitalmente, usando a conta gov.br.
  • Abertura do processo: O candidato pode solicitar a abertura do processo digitalmente, pelo aplicativo ou site do Detran do seu estado. Também é possível fazer o pedido presencialmente.
  • O andamento da solicitação poderá ser acompanhado online por meio do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
  • Estudos: Após formalizar o requerimento, o candidato inicia a etapa teórica, que não será mais exclusiva das autoescolas. A exigência de 45 horas de aula teórica também foi eliminada.
  • O aprendizado poderá ser realizado de várias formas: online por meio do curso do Ministério dos Transportes, presencialmente nas autoescolas, ou em instituições públicas de trânsito como o Detran.
  • Coleta biométrica: Após o curso teórico, é necessária a coleta biométrica no Detran, que inclui foto, digitais e assinatura. Essa coleta é obrigatória para seguir com o processo, garantindo a identidade do candidato em todas as etapas, inclusive nas provas.

Exames e aulas práticas

O próximo passo, que permanece obrigatório, é a avaliação psicológica e o exame de aptidão física. O agendamento é feito junto ao Detran em clínicas credenciadas.

Quanto às aulas práticas, a proposta elimina a exigência de 20 horas-aula. As aulas ainda serão oferecidas pelas autoescolas, mas o candidato poderá escolher um instrutor credenciado pelo Detran ou usar seu próprio veículo.

Provas

A prova teórica continua obrigatória e deve ser agendada com o Detran. O exame pode ser realizado presencialmente ou online, dependendo da infraestrutura local. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 70% das questões. Quem não passar pode refazer a prova quantas vezes precisar.

O exame de direção também é obrigatório, e deve ser agendado junto ao Detran. O candidato começa com 100 pontos e perde pontos conforme os erros. Para ser aprovado, é preciso terminar com no mínimo 90 pontos, podendo remarcar a prova se não for aprovado.

Quem passar no exame prático recebe automaticamente a Permissão para Dirigir (PPD), documento provisório válido por um ano.

Ainda não foram definidos valores exatos para as taxas, mas a expectativa é que, com mais liberdade nas escolhas teóricas e práticas, o custo total para obtenção da CNH caia em até 80%.

O que você acha dessas mudanças? Comente abaixo e compartilhe sua opinião sobre a nova proposta para a CNH.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A caminho de Israel, Trump afirma que a guerra em Gaza acabou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12/10), enquanto viajava para Israel, que a guerra na Faixa de Gaza chegou...

Mbappé explica por que demorou para se juntar ao Real Madrid

Kylian Mbappé, craque do Real Madrid, sempre expressou sua admiração pelo clube espanhol. No entanto, ele levou nove temporadas para finalmente se transferir...

Quem era jovem romeiro morto durante assalto a caminho de Aparecida

Gustavo Henrique dos Santos Pereira, um jovem romeiro de 19 anos, foi assassinado neste domingo (12/10) enquanto se dirigia ao Santuário Nacional de...