Núcleo de Operação Assistida da Transalvador completa 10 anos de videomonitoramento do trânsito da cidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), celebra uma década de atuação em 2025. Criado em 2015, o NOA se tornou uma ferramenta essencial para monitorar e gerenciar o trânsito na cidade, permitindo que os profissionais da autarquia realizem o acompanhamento em tempo real das operações.

Atualmente, cerca de 300 câmeras estão em funcionamento em pontos estratégicos da cidade. Desde sua criação, o NOA já realizou mais de 240 mil atendimentos, sendo que 53% deles relacionados a estacionamento irregular.

Entre as ações mais notáveis, destacam-se a retirada de aproximadamente dois mil veículos abandonados e outros quatro mil danificados nas vias. Os veículos abandonados são levados para o pátio da Transalvador, na Avenida Barros Reis, enquanto os danificados são rebocados gratuitamente até um local seguro, onde os motoristas podem aguardar assistência.

“O NOA representa a perfeita integração entre tecnologia e expertise humana em prol da segurança viária. Ao longo desses 10 anos, conseguimos tornar a gestão do trânsito de Salvador mais inteligente e eficiente, identificando situações críticas e agindo rapidamente para prevenir acidentes e salvar vidas”, afirma Diego Brito, superintendente da Transalvador.

José Raimundo Freitas, coordenador do NOA há cinco anos, fala sobre a complexidade da estrutura, que está alinhada ao crescimento da cidade. “Essa ferramenta nos permite oferecer um serviço mais ágil e eficaz. Hoje, conseguimos dar respostas imediatas aos problemas de trânsito, e o NOA é essencial para otimizar esse atendimento”, destaca.

Antes de assumir o NOA, Freitas atuava na sala de rádio como operador, onde as demandas eram registradas em papel. “Era um sistema arcaico, apenas com rádio e telefone. O NOA trouxe um salto tecnológico, juntamente com o aplicativo NOA Cidadão, que facilita o atendimento”, explica.

O monitoramento é realizado por meio de sistemas georreferenciados e equipes treinadas. Atualmente, 34 colaboradores operam no núcleo 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além de detectar acidentes, o NOA também registra infrações de trânsito.

O núcleo permite o registro e análise de todas as ocorrências de trânsito, gerando gráficos e indicadores que ajudam no planejamento das ações da Transalvador. Essa central de videomonitoramento também identifica os pontos mais críticos da cidade e define a quantidade de agentes necessários para cada situação.

Todas as atividades do NOA são apoiadas por fornecedores que oferecem suporte técnico e treinamento constante à equipe de supervisão da Transalvador, garantindo a qualificação no uso das tecnologias em fiscalizações.

O sucesso do NOA reafirma a importância do videomonitoramento na gestão do trânsito em Salvador. E você, o que acha dessa evolução? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre como a tecnologia pode contribuir para um trânsito mais seguro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende quase 120 armas brancas no 1° dia do Carnaval no DF. Veja vídeo

Durante o Carnaval do Distrito Federal, a Polícia Militar (PMDF) registrou ações de fiscalização que resultaram na apreensão de 119 armas brancas durante...

Motociclista morre após colidir em poste de energia no centro de Posto da Mata em Nova Viçosa

No centro do distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, a noite de sábado ficou marcada por um acidente com vítima fatal....

Governo adota cautela e reduz comitiva de Lula no desfile da escola de samba que homenageia o presidente

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva monitora de perto o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que ocorre...