CPMI do INSS ouve ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouviu, nesta segunda-feira (13/10), o ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. O ministro Luiz Fux, do STF, garantiu a Stefanutto o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento.

O esquema de fraudes, revelado pelo Metrópoles em dezembro de 2023, causou prejuízos bilionários para aposentados e pensionistas.

Acompanhe:


A Farra do INSS

  • O escândalo foi denunciado pelo Metrópoles em uma série de reportagens desde dezembro de 2023. Três meses depois, o portal apontou um aumento considerável na arrecadação das entidades com desconto de mensalidades de aposentados, atingindo R$ 2 bilhões em um ano. Isso ocorreu enquanto milhares de processos por fraudes nas filiações de segurados estavam em andamento.
  • As matérias do Metrópoles levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e contribuíram para as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 reportagens foram utilizadas na representação que deu início à Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, resultando nas demissões de Stefanutto e do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Stefanutto foi presidente do INSS de 2023 a 2025, durante o período em que ocorreram as fraudes que desviaram recursos de aposentados e pensionistas. Ele foi demitido após a Operação Sem Desconto, na qual era um dos alvos.

O caso do INSS tem gerado intensos debates entre os moradores da região. O que você pensa sobre esse escândalo? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é Maranhão, o único integrante da cúpula do PCC que está solto

Entre os 100 nomes que compõem o mais recente organograma do Primeiro Comando da Capital (PCC), elaborado pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil...

MPF arquiva pedido para investigar conduta de Bolsonaro na pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou um pedido para investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de integrantes de sua família por supostos crimes...

VÍDEO: Jornalista da Rede Bahia é agredido por policial durante encerramento do programa

O repórter Vanderson Nascimento, da TV Bahia, foi protagonista de um incidente com a Polícia Militar durante o encerramento do telejornal Bahia Meio Dia,...