Na última segunda-feira, dia 13, ocorreu o 11º teste do Starship, da SpaceX, o maior e mais potente foguete já construído para exploração espacial.
O lançamento aconteceu na Starbase, em Boca Chica, no Texas, às 20h20 (horário de Brasília). A decolagem foi transmitida ao vivo por várias plataformas, incluindo YouTube e Facebook.
O foguete, com 120 metros de altura, é composto por duas partes reutilizáveis: o Super Heavy de 70 metros de altura e o estágio superior Starship, de 50 metros.
Como foi o 11º Lançamento do Starship?
O 11º voo tinha como objetivo reunir dados para aprimorar a próxima geração do propulsor Super Heavy e testar o escudo térmico do estágio superior. A missão incluiu manobras que simulam o retorno da nave ao local de lançamento, etapa essencial para a reutilização completa do sistema.
O propulsor retornou com 24 motores Raptor reutilizados. A missão inovou ao testar uma nova configuração de queima durante o pouso, iniciando com 13 motores e reduzindo para três até o final do processo.

Diferente das tentativas anteriores, o booster não foi recuperado na base, pousando no Golfo do México, como no décimo voo.
No espaço, o estágio superior cumpriu várias missões, incluindo o lançamento de simuladores de satélites Starlink e o reacendimento de um motor Raptor no vácuo.
O escudo da nave também foi testado com a remoção de placas térmicas em áreas vulneráveis. Durante a fase final, a Starship fez uma manobra de inclinação e validou algoritmos de orientação para o retorno à Starbase. A missão terminou com a queima de combustível e amerrissagem no Oceano Índico.
Confira os principais momentos do Voo 11:
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/sbfmGAEPa6
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2025
Super Heavy has splashed down in the Gulf of America, gathering data for the next generation booster pic.twitter.com/o72ciKBZYm
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2025
Starship has successfully deployed our @Starlink simulators pic.twitter.com/muNMalZkbT
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2025
Starship has successfully ignited one of its Raptor engines while in space pic.twitter.com/1OCFl5icUe
— SpaceX (@SpaceX) October 14, 2025
Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting eleventh flight test of Starship! pic.twitter.com/llcIvNZFfg
— SpaceX (@SpaceX) October 14, 2025
Histórico de Voos do Megafoguete da SpaceX
Aqui estão os destaques dos dez voos de teste anteriores da Starship:
Abril de 2023
A Starship explodiu ainda acoplada ao Super Heavy. O sistema de destruição foi ativado devido a falhas nos motores.
Novembro de 2023
Neste teste, a Starship se separou do Super Heavy, que explodiu. A SpaceX detectou a necessidade de 17 correções. A nave perdeu sinal e explodiu ao entrar em órbita.
Março de 2024
Neste voo, a Starship durou 50 minutos, um marco positivo, mas foi destruída antes do pouso.

Junho de 2024
A Starship, pela primeira vez, pousou no Oceano Índico, enquanto o Super Heavy fez pouso controlado no Golfo do México.
Outubro de 2024
Neste teste, o foguete deu passos importantes rumo à reutilização, realizando um retorno ao local de lançamento.

Novembro de 2024
Mais um voo bem-sucedido, com o propulsor redirecionado para um mergulho controlado. A nave acionou um motor no espaço, avançando para missões futuras.
Janeiro de 2025
O sétimo voo resultou em uma explosão, mas a SpaceX já identificou o problema.
Março de 2025
Neste teste, o estágio superior girou descontroladamente, o que levou à destruição da nave.

Maio de 2025
Após 80 dias, o Starship decolou novamente, mas enfrentou problemas que resultaram na autodestruição.

Agosto de 2025
Este foi o primeiro lançamento perfeito do ano, com todos os objetivos da Starship alcançados, incluindo a implantaçã o de simuladores de satélites Starlink.
O sucesso do 11º voo do Starship mostra o avanço significativo da SpaceX. O que você acha das inovações que estão sendo testadas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.
Facebook Comments