Corintiano, ex-presidente do INSS diz que foto com Leila “pegou mal”

Publicado:

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Ex-presidente do INSS Alessando Stefanutto
Ex-presidente do INSS Alessando Stefanutto, na CPMI do INSS – Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, declarou que uma foto ao lado de Leila Pereira, dirigente do Palmeiras e antiga presidente da Crefisa, teve um impacto negativo em sua imagem por ser corintiano.

Stefanutto fez essa afirmação durante seu depoimento nesta segunda-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no instituto.

“Essa foto me causou muito prejuízo, porque eu sou corintiano. Vejam na minha rede. Mas uma foto não quer dizer que haja qualquer coisa em desacordo. Normalmente, os desacordos não são feitos tirando foto”, afirmou.


A Farra do INSS

  • O escândalo do INSS foi inicialmente revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens que começaram em dezembro de 2023. Três meses depois, novas reportagens mostraram que a arrecadação com descontos de mensalidades de aposentados disparou, totalizando R$ 2 bilhões em um ano, enquanto milhares de processos por fraudes surgiram.
  • Esses relatos levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal e também auxiliaram nas investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal contribuíram para a origem da Operação Sem Desconto, que culminou nas demissões do ex-presidente do INSS e do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Durante o depoimento, Stefanutto discutiu a relação entre a Crefisa e o INSS, uma vez que a instituição financeira tem um contrato com o instituto para processar pagamentos a aposentados e pensionistas. Após a exibição da foto, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), questionou se era apropriado que o presidente de uma grande autarquia mantivesse uma relação tão próxima com um tomador de serviço.

A Crefisa já havia sido mencionada em outros depoimentos na CPMI. Na semana anterior, o senador Marcos Rogério (PL-RO) afirmou que a instituição “pagou para ter a folha do INSS”.

“A Crefisa fez um bom negócio, não para os aposentados, mas para o banco”, comentou o senador, ressaltando o valor embutido nesses acordos.

O relator não descartou a possibilidade de convidar Leila para depor ao colegiado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians volta a ter um titular na Seleção Brasileira após 7 anos

Nesta sexta-feira, 14 de outubro, o goleiro Hugo Souza será o titular da Seleção Brasileira no jogo contra o Japão, marcando o retorno...

Governo amplia cortes dos aliados de deputados contrários à MP do IOF

Na última segunda-feira, o governo federal anunciou uma ampliação nas demissões de indicados políticos de parlamentares que votaram contra a Medida Provisória (MP)...

PM prende 2º suspeito de participar da morte de policial penal no DF

O segundo suspeito envolvido na morte do policial penal Henrique André Venturini, de 45 anos, foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal...