A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está promovendo um mutirão para apoiar mães, pais e responsáveis por crianças nascidas com síndrome congênita associada ao vírus Zika. O objetivo é facilitar a solicitação do benefício garantido pela lei federal 15.156/2025, que oferece uma pensão vitalícia e uma indenização única.
Para solicitar esse benefício, é necessário que dois médicos atestem a condição da criança. O mutirão permitirá que profissionais da Sesab realizem avaliações e emitam os laudos necessários para aqueles que se encaixarem nos critérios estabelecidos pela legislação.
Atualmente, gestores da Sesab estão se reunindo com representantes de associações que apoiam famílias, para levantar dados sobre quantas crianças precisam dos laudos e onde elas residem. Com essa informação, será possível definir as datas e os locais de atendimento para o mutirão.
Uma dessas reuniões ocorreu nesta terça-feira na sede da Sesab, em Salvador. Além do mutirão, outros temas foram discutidos, como as cirurgias ortopédicas para crianças com sequelas do zika vírus. Os gestores destacaram o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), que se dedica ao atendimento especializado nesse contexto.
Joseane Oliveira, presidente da Associação de Mães, Amigos e Pais de Extraordinários (Amape) e mãe de uma criança com microcefalia, enfatizou a importância dessa iniciativa: “Esse trabalho da Sesab é fundamental para que as famílias baianas tenham acesso aos benefícios previstos na lei. Com esse mutirão, as mães poderão dar entrada na solicitação de forma correta.”
O mutirão representa uma esperança para muitas famílias que precisam de suporte. Você ou alguém que conhece está passando por essa situação? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários.
Facebook Comments