Primeiro-ministro palestino apresenta plano de reconstrução para Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Mustafa, se reuniu nesta quinta-feira com representantes da ONU e diplomatas para compartilhar um plano de reconstrução para Gaza. Ele acredita que, em até 12 meses, a Autoridade Palestina estará plenamente operacional na região, especialmente após a recente implementação de um cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos.

Atualmente, a Autoridade Palestina, que governa parcialmente a Cisjordânia, não atua em Gaza, que está sob o controle do Hamas desde 2007. Embora tenha algumas operações na área, sua presença é limitada. O plano de paz proposto pelo presidente Donald Trump não exclui a criação de um Estado palestino, mas exige que reformas sejam implementadas antes de permitir um papel mais ativo da Autoridade Palestina.

Mustafa destacou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se opõe à ideia de um Estado palestino e é contrário à possibilidade da Autoridade Palestina governar Gaza após o conflito. Ele apresentou um plano quinquenal para a região, dividido em três fases e com um custo estimado em US$ 65 bilhões (aproximadamente R$ 353 bilhões) para atuar em 18 setores, incluindo habitação, educação e governança.

Este plano é baseado em acordos firmados na cúpula de países árabes realizada no Cairo em março de 2025. Mustafa mencionou que programas de formação policial já estão em andamento com a colaboração do Egito e da Jordânia.

O que você acha sobre as propostas e a situação em Gaza? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maiores protestos no Irã desde 2022 recebem apoio de Trump e já deixaram ao menos 500 mortos 

Os protestos no Irã, alimentados pela crise econômica, seguem ganhando destaque internacional. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA...

Papa diz que reza pela construção do ‘diálogo e da paz no Irã e na Síria’ para o bem comum da sociedade

Durante o Angelus deste domingo, 11 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV pediu diálogo e paz no Irã e na Síria,...

Crise no Irã: Entenda por que os iranianos estão indo às ruas em manifestações que já mataram cerca de 500 pessoas?

As manifestações no Irã se espalharam para 25 províncias das 31 do país, nas maiores desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa. Os...