Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A vacina totalmente nacional contra a covid-19, conhecida como SpiN-TEC, será disponibilizada para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. Esta informação foi confirmada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

O imunizante está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu R$ 140 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse investimento cobre desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3, todos realizados com o apoio da RedeVírus.

Durante o programa Bom Dia, Ministra, Luciana destacou que a vacina está em fase final de estudos. Recentemente, o Brasil publicou um artigo científico que atesta a segurança do imunizante. “Estamos prontos para dar entrada na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para a validação da vacina”, afirmou a ministra.

“A compra tecnológica será realizada por uma empresa brasileira, a Libbs. Recentemente, estive com eles em São Paulo. Eles vão produzir o insumo farmacêutico ativo, enquanto outra empresa de Minas Gerais ficará responsável pelo envase. Isso é um grande orgulho nacional.”

Com a aproximação da liberação, os moradores do país podem esperar uma opção nacional, reforçando a capacidade de produção local de vacinas. O desenvolvimento dessa vacina representa um avanço importante na saúde pública e no fortalecimento da ciência nacional.

E você, o que acha da vacina nacional? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...