Morre aos 74 anos ex-vereador que atuou em emancipação de Eunápolis

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Faleceu na manhã desta quinta-feira (16), aos 74 anos, o ex-vereador António Forte Maia, uma figura histórica em Eunápolis, na Costa do Descobrimento. Ele estava internado há mais de dois meses e não resistiu a complicações de saúde após uma cirurgia de ponte de safena.

De acordo com informações do Radar News, o ex-vereador passou 67 dias na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Com o agravamento do seu estado de saúde, foi transferido para o Hospital Ames, em Eunápolis, onde veio a falecer por volta das 9h.

O velório de António Forte ocorrerá a partir das 14h no Memorial Pax do Brasil, localizado no bairro Pequi, em Eunápolis. O sepultamento será realizado na sexta-feira (17), às 9h, no Cemitério Campo Santo.

Em homenagem ao ex-vereador, o presidente da Câmara de Eunápolis, Valdiran Marques, interrompeu a sessão legislativa para um minuto de silêncio.

Trajetória

António Forte nasceu em 14 de maio de 1951, em Brejo do Cruz (PB), e chegou a Eunápolis em 1978, atraído pelo crescimento econômico da região. Ele contava que, durante uma transferência em Salvador, ouviu sobre o “maior povoado do mundo”, um termo usado na época para descrever o rápido desenvolvimento do distrito de Porto Seguro. Começou a atuar no comércio local e trouxe sua esposa, a professora Maria Forte, com quem teve duas filhas, Glícia e Kézia Forte.

António exerceu o mandato de vereador em Porto Seguro entre 1982 e 1988, época em que Eunápolis ainda era um distrito dividido entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Comprometido com as causas locais, ele foi um defensor da emancipação política de Eunápolis, que se concretizou em 12 de maio de 1988.

Segundo seu genro, Hugo Santos, editor-chefe do Radar News, António sempre teve convicções firmes, mas era habilidoso no diálogo e na construção de consenso nas relações políticas.

Ele deixa a viúva Celma Souza, com quem compartilhou mais de 20 anos, além das filhas Glícia e Kézia, e quatro netos: Isabella, Pedro Henrick, Victor Hugo e Maria Fernanda.

A vida e a trajetória de António Forte marcaram a história de Eunápolis. E você, o que mais conheceu ou ouviu sobre essa figura tão importante para a cidade? Compartilhe suas memórias e opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condutor com CNH vencida é preso após atropelar criança de nove anos no sudoeste da Bahia

Menino de 9 anos é atropelado em Guanambi; motorista de 36 anos é detido após fuga Um menino de nove anos foi atropelado na...

Caminhão é roubado na BR-101 e motorista é sequestrado por horas no Sul da Bahia

Um caminhão carregado com insumos para padaria foi alvo de assalto na madrugada de sexta-feira, 13, na BR-101, próximo ao Casarão de Pedra,...

Mulher com medida protetiva é morta a facadas e irmã fica ferida em Ipirá; suspeito está foragido

Uma mulher identificada como Liliane Bastos Azevedo, de 25 anos, foi morta a facadas na tarde de sexta-feira (13) no bairro 20 de...