Um novo foco de incêndio está atingindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O incêndio foi ocasionado por raios que caíram na região durante as últimas chuvas. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até esta sexta-feira (17), a área afetada pelo fogo já alcançou **1.500 hectares**.
Esse incêndio se somou a uma situação já crítica. A primeira frente de incêndios, que começou em 28 de janeiro, afetou mais de **112 mil hectares**. Somente no parque, aproximadamente **900 hectares** foram queimados durante essa primeira fase, e outros **653,4 hectares** foram consumidos nas últimas semanas devido aos raios.
Trilhas
Na quinta-feira (16), o ICMBio informou que os raios causaram incêndios próximos à Serra do Santana, o que representa risco para os locais de visitação. As travessias do parque foram fechadas na terça-feira (14), mas algumas foram reabertas após uma avaliação de segurança. As trilhas que não exigem pernoite permanecem abertas ao público.
Equipes de Combate
As equipes de combate ao incêndio estão em ação. Uma força-tarefa foi montada usando drones e outras ferramentas para monitorar a situação e definir as melhores estratégias de combate. Um total de **30 brigadistas**, apoiados por dois helicópteros e dois aviões, está trabalhando arduamente para controlar o incêndio, que começou na região do território Kalunga, em Cavalcante.
Atualmente, duas frentes de combate estão em operação: uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, no município de Colinas do Sul. Nessa última, atuam **14 brigadistas do ICMBio**, além de **dez** do Prevfogo, que inclui brigadistas das brigadas Alto Paraíso 3 e Minasul. No total, **215 pessoas** estão envolvidas nas operações, incluindo voluntários e servidores de apoio logístico.
A situação é preocupante, e a participação e apoio da população são essenciais nesse momento. O que você pensa sobre os incêndios na Chapada dos Veadeiros? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments