Iraque: ataque a escritório de candidato às eleições deixa 2 feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste sábado (18/10), homens armados atacaram o escritório de um candidato sunita às eleições legislativas iraquianas, causando ferimentos em dois seguranças. O incidente ocorreu na região de Youssoufia, a 25 quilômetros ao sul de Bagdá, apenas três dias após o assassinato de outro candidato, segundo informações de uma fonte de segurança à AFP.

O candidato Mouthanna al-Azzawi, que é membro do Conselho Provincial de Bagdá, usou suas redes sociais para condenar o que chamou de “ataque covarde”. Ele afirmou que “esses atos não nos impedirão de continuar servindo nosso povo” e garantiu que os responsáveis serão punidos em breve.

Al-Azzawi faz parte de uma coalizão de pequenos partidos e figuras sunitas liderada por Mouthanna al-Samarrai. O clima tenso nas eleições aumenta com o assassinato anterior de Safaa al-Mashhadani, outro membro do Conselho Provincial de Bagdá. Ele foi morto na quarta-feira (15/10), quando um artefato explosivo foi colocado sob seu carro em Tarmiya, 40 quilômetros ao norte da capital.

Al-Mashhadani também era candidato e concorria por uma das maiores coalizões sunitas nas eleições de 11 de novembro. Essa coalizão, que inclui lideranças como Khamis al-Khanjar e o presidente do Parlamento, Mahmoud al-Mashhadani, classificou o crime como parte de uma “política de exclusão e traição” trazida por forças armadas fora de controle.

Investigação em andamento

O primeiro-ministro do Iraque, Mohamed Chia al-Soudani, determinou a abertura de uma investigação sobre os atentados e a prisão dos culpados. O Parlamento iraquiano, com 329 membros, é dominado por uma coalizão de partidos xiitas pró-Irã. As eleições de novembro marcarão a sexta vez que o Iraque realiza esse tipo de pleito desde a invasão americana em 2003, que resultou na queda de Saddam Hussein.

No arranjo político atual, o cargo de primeiro-ministro é tradicionalmente ocupado por um muçulmano xiita, o de presidente por um curdo e a presidência do Parlamento por um muçulmano sunita.

O que você pensa sobre a violência que vem atingindo as eleições no Iraque? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Concurso do STF: lista de nomeados publicada após criação de 40 cargos

O texto-base foi aprovado e culminou na Lei n° 15.253, agora sancionada, com 40 cargos efetivos e 160 funções comissionadas 1. Lei e sanção...

Justiça turca ordena prisão de jogadores de Galatasaray e Fenerbahçe

A Justiça da Turquia ordenou a prisão de 46 pessoas nesta sexta-feira, entre elas 29 jogadores de futebol, sob suspeita de apostas relacionadas...

Homem é preso em flagrante durante operação da PM no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Um homem identificado como Deivisson Pinto Pereira, conhecido como "Coroinha", foi preso em flagrante durante uma operação...